Postos de Saúde de Corbélia iniciam vacinação contra o sarampo


Você está lendo esta notícia no site Conexão Revista. Um portal de notícias independente e feito por jornalistas com informações sobre tudo o que acontece em Corbélia e região.

Todos os Postos de Saúde de Corbélia já iniciaram a aplicação da vacina contra o Sarampo. Esta é a 1ª fase da campanha que começou nesta segunda-feira (10) e vai até 13 de março. A vacina é conhecida como tríplice viral e previne contra sarampo, caxumba e rubéola.

Apesar da campanha nacional ter como público-alvo pessoas crianças e jovens entre cinco e 19 anos, no Paraná será voltada para pessoas entre cinco e 59 anos, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A ampliação se dá porque a maior parte dos casos de sarampo no estado é de jovens de 20 a 29 anos, segundo a Sesa. 

A campanha não terá o chamado dia D, mas Corbélia optou por estender os horários nas unidades de saúde do município. O calendário com os novos horários para o o período da campanha deve ser divulgado nos próximos dias.

De acordo com a enfermeira Daiane Palharini a vacinação funcionará da seguinte maneira:

  • De 1 a 19 anos é de forma seletiva, se tem duas doses de vacina não vacina novamente. Se possui apenas uma dose, é feita o reforço para ter duas doses.
  • De 20 a 29 anos a aplicação da vacina é de forma indiscriminada, ou seja, todos devem se vacinar, independente do número de doses que tem na carteira será aplicada uma dose a mais.
  • De 30 a 59 anos é apenas uma dose, e também de forma seletiva. Se o paciente já possuir uma dose não é necessário vacinar novamente. Mas, se não tiver nenhuma, deverá se vacinar.

Daiane reforça ainda que quem está dentro da faixa etária da vacinação é preciso comparecer no posto de saúde do bairro à qual pertence com Cartão de Vacinação em mãos, RG e Cartão SUS.

Em Corbélia não há registro de casos de sarampo, no entanto, até quinta-feira (6), o Paraná tinha 831 casos confirmados da doença, de acordo com o boletim divulgado semanalmente pela Sesa. Foram 23 novas confirmações em uma semana.

No estado, conforme a Sesa, estão disponíveis mais de 1,2 milhão de doses da vacina.

Envie sugestões de pautas, fotos ou videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você (45) 9 9958-3996 ou Receba notícias da Conexão Revista no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

Envie sugestões de pautas, fotos ou videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você (45) 9 9958-3996 ou Receba notícias da Conexão Revista no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: