Por que Corbélia não teve Dia D de vacinação contra o Sarampo?

No último sábado, 15, todo o Pais se voltou para uma das maiores campanhas de vacinação contra o Sarampo já registradas.

No Paraná, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS), abriram suas portas para atender a população, no entanto, Corbélia não aderiu à Campanha Estadual, e quem foi em busca da vacinação, encontrou os postos de saúde fechados para a aplicação de vacinas.

Um morador chegou reclamar nas redes sociais. “Fomos hoje ao posto central e encontramos fechado, fui até o PS perguntar, fui muito bem recebido por um funcionário que me disse que várias pessoas estavam procurando, porém ele não soube explicar e acredita que segunda-feira volte ao normal, se isso for verdade grande prejuízo a saúde, as pessoas que trabalham e só tem o final de semana livre. Com a palavra a secretária de saúde” disse ele.

A Secretária de Saúde Cleide Teresinha dos Santos Messias, foi procurada por nossa reportagem hoje pela manhã. Ela explicou que apesar do dia D ser uma estratégia de intensificação das ações de rotina para ampliar a proteção da população o número de pessoas que procuram os postos nestes chamados dias D, é baixo, e em Corbélia, haverá uma nova estratégia.

“Nós temos a experiência de abrir as unidades nos sábado, e aos finais de semana. E a procura da população ser muito baixa. Nós temos sempre um levantamento de que a gente disponibiliza funcionários, técnicos e enfermeiros e a população não vai.”

Cleide explica ainda que a estratégia em Corbélia se estenderá por mais dias.

“Foi realizada uma reunião com todos os secretários de saúde da regional, e ficou a disposição de cada município definir a sua estratégia. Como Corbélia tem horários estendidos nas unidades do Jardim Vera Lúcia, no Ouro Verde, na Penha e no Centro nós optamos por montar as equipes e deixar nessas unidades.”

Com a nova estratégia de vacinação, os atendimentos deixar de acontecer em um único dia, para acontecerem em três dias, e se estenderem até as 21h.

O Posto de Saúde do Centro estará atendendo à população no que tange a aplicação de vacinas da Campanha contra o Sarampo, nos dias: 18, 19 e 20 de fevereiro, ou seja: Amanhã, quarta e quinta-feira desta semana, no horário das 18 h às 21 h.

Na terça, será aguardada a população da Vila Unida. Na quarta, a população do Bairro Santa Catarina.

Porém, todos os que chegarem à unidade de saúde central, independente do dia, será atendido.

Nos distritos, a Unidade de Saúde do Ouro Verde estará de portas abertas para a população se vacinar, nos dias 19 e 20, ou seja, quarta e quinta-feira desta semana, até às 21 hs.

“Essa ação, objetiva alcançar a população economicamente ativa, que trabalha inclusive aos sábados” finalizou a Secretária.

Envie sugestões de pautas, fotos ou videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você (45) 9 9958-3996 ou Receba notícias da Conexão Revista no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: