A Polícia Civil do Paraná deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), a Operação Adsumus, uma ampla ação para desarticular duas associações criminosas investigadas por tráfico de drogas, associação para o tráfico, divisão de tarefas entre integrantes e intimidação de testemunhas. A operação foi realizada simultaneamente nos municípios de Nova Aurora, Iracema do Oeste e Cafelândia.
Ao todo, foram cumpridos 17 mandados judiciais, sendo 13 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. As diligências resultaram na prisão de nove pessoas, das quais quatro foram presas em flagrante por tráfico de drogas, uma por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e quatro em cumprimento aos mandados de prisão preventiva.
As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Polícia Civil de Nova Aurora e tiveram início a partir da análise de materiais apreendidos em operações anteriores. Segundo a corporação, foram periciados celulares apreendidos em ações realizadas em Iracema do Oeste e Nova Aurora, além de diligências de campo desenvolvidas em Cafelândia.
A partir do conteúdo extraído dos aparelhos, os investigadores identificaram um extenso esquema de tráfico de drogas com clara divisão de funções entre os integrantes do grupo criminoso. Entre as atribuições identificadas estava a atuação de “cobradores”, responsáveis pela cobrança de dívidas de usuários de entorpecentes.

De acordo com a Polícia Civil, os elementos reunidos durante a investigação comprovaram a existência de uma estrutura organizada voltada à comercialização de drogas.
Todos os presos em Nova Aurora e Iracema do Oeste também serão indiciados pelo crime de associação para o tráfico, uma vez que as investigações apontaram a atuação coordenada dos envolvidos na mercancia de entorpecentes.
Esquema de “disk drogas” em Cafelândia
Em Cafelândia, a Operação Adsumus teve como alvo um esquema de “disk drogas”, além de uma estrutura criminosa que, segundo a Polícia Civil, vinha atuando na comercialização de entorpecentes e ameaçando de morte pessoas suspeitas de colaborar com as investigações policiais.
Materiais apreendidos
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam:
Uma arma de fogo de uso restrito;
11 munições;
14 aparelhos celulares;
R$ 11.974,00 em dinheiro;
Duas balanças de precisão;
Um caderno de anotações;
0,095 grama de cocaína;
0,0303 grama de maconha;
0,00418 grama de crack.
Todo o material será encaminhado para perícia e deverá subsidiar novas etapas da investigação.
Apoio de diversas unidades
A Operação Adsumus mobilizou mais de 60 policiais civis e contou com o apoio de diversas unidades especializadas da Polícia Civil do Paraná.
Também participaram da ação o Grupo de Operações Aéreas (GOA), o Núcleo de Operações com Cães (NOC), além da Polícia Militar e equipes da ROTAM, que prestaram apoio durante o cumprimento dos mandados.
Após os procedimentos de polícia judiciária, os presos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Penal (DEPEN), onde permanecem à disposição do Poder Judiciário.







COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO