A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia da Mulher de Cascavel, concluiu nesta semana o inquérito policial que investigava denúncias apresentadas por ex-colaboradores de uma empresa do município contra um homem ex-apresentador que exercia função de gestão na empresa que promove sorteios. Ao longo da investigação, cerca de 38 pessoas, entre vítimas, testemunhas e demais envolvidos, foram ouvidas.
As denúncias reunidas durante a apuração envolvem diferentes situações de natureza sexual e também relatos relacionados à cobrança de parte dos rendimentos de colaboradores. Segundo a delegada responsável pelo caso, as principais acusações contra o investigado envolvem atos sexuais praticados sem consentimento mediante violência física.
“Também houve relatos de toques físicos com fins libidinosos, sem consentimento e, por fim, houve relatos de vítimas que afirmaram ter que repassar parte de seus rendimentos sob a ameaça de serem demitidas ou trocadas para regiões menos rentáveis”, explicou a delegada da Delegacia da Mulher de Cascavel, Graziela Lopes.
A investigação também reuniu relatos de testemunhas que afirmaram ter sofrido investidas sexuais por parte do investigado, mas sem a presença de violência ou ameaça. A delegada destacou que os depoimentos apresentaram situações diferentes e que parte das pessoas ouvidas relatou uma realidade distinta em relação ao repasse de rendimentos.
“Além disso, várias testemunhas ouvidas afirmaram que sofreram investidas sexuais do investigado, mas estas desacompanhadas de qualquer tipo de violência ou ameaça. Também muitas testemunhas afirmaram que cediam parte de seus rendimentos, mas que isso era um acordo prévio entre as partes”, afirmou.
Segundo a delegada, algumas pessoas relataram, inclusive, que já ingressaram na empresa tendo conhecimento da condição de repassar parte dos rendimentos. “Inclusive, muitas já entraram a trabalhar na empresa com essa condição de repassar parte dos rendimentos”, acrescentou.
Além dos crimes de natureza sexual e da extorsão, a investigação identificou informações relacionadas a possíveis irregularidades trabalhistas e situações que podem caracterizar assédio moral. Esses elementos foram encaminhados ao Ministério Público do Trabalho para ciência e providências cabíveis.
Diante da análise de todo o material reunido no inquérito, a autoridade policial decidiu pelo indiciamento do principal investigado pelos crimes de estupro, estupro em concurso de agentes, importunação sexual, assédio sexual e extorsão.
“Devido a toda análise do inquérito policial, esta autoridade entendeu pelo indiciamento do investigado, pelos crimes de estupro, estupro em concurso de agentes, importunação sexual, assédio sexual e extorsão. Além disso, outros três homens também foram indiciados pelo crime de estupro em concurso de agentes”, afirmou a delegada.
Com a conclusão da investigação, os autos serão encaminhados ao Ministério Público para análise.
A Polícia Civil reforça seu compromisso com o enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres e destaca que a denúncia é uma ferramenta essencial para a proteção das vítimas. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181, do Disque-Denúncia, ou diretamente nas unidades da Polícia Civil.





COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO