Plantio da Safra 2019/20 está atrasado no Paraná


Você está lendo esta notícia no site Conexão Revista. Um portal de notícias independente e feito por jornalistas com informações sobre tudo o que acontece em Corbélia e região.

O clima seco e a falta de chuvas, durante o mês de setembro, impediram parte dos produtores de realizar a semeadura da soja no Paraná. O relatório semanal de acompanhamento de plantio e colheita, divulgado pelo Departamento de Economia Rural, mostrou que o plantio da cultura da soja safra 2019/20, encontra-se atrasado no Paraná.

Até a semana anterior haviam sido plantados cerca de 540 mil hectares, o que representa cerca de 10% da área estimada para o ciclo (5,5 milhões de ha). No mesmo período do ano anterior, os produtores paranaenses já haviam semeado cerca de 1,6 milhão de hectares, ou 29% da área estimada para o período. O gráfico abaixo mostra a área plantada nas safras 2016/17 a 2019/20 no mesmo período do ano.

O gráfico 01 mostra que na safra 2016/17 no mesmo período, haviam sido plantados 1,42 milhão de hectares. Na safra seguinte 2017/18, os produtores paranaenses haviam semeado somente cerca de 870 mil hectares, prejudicados pela falta de umidade no início da safra. Já no ano passado ocorreu o contrário.

Nas primeiras semanas de plantio, as áreas foram beneficiadas pelas chuvas, que ocorreram de forma regular e suficiente. Infelizmente a partir do início de outubro, os produtores foram surpreendidos por uma alteração significativa no clima, que fez com que as chuvas fossem interrompidas, além disso, as altas temperaturas do período causaram perdas que chegaram a três 3,5 milhões de toneladas no estado. Mesmo não tendo as condições ideais, até a semana passada, o Núcleo Regional em que os produtores mais haviam avançado com os trabalhos de plantio foi Campo Mourão, com cerca de 205 mil hectares. Na sequência aparecem o N.R de Pato Branco com 99 mil hectares e Toledo com cerca de 72 mil hectares.

Segundo os técnicos do DERAL a produção de soja no Paraná poderá chegar a 19,8 milhões de toneladas na safra 2019/20, um crescimento de aproximadamente 23% em comparação com a safra 2018/19, em que foram colhidos 16,2 milhões de toneladas. Em relação à área a estimativa é que sejam semeadas cerca de 5,49 milhões de hectares, valor praticamente igual ao do ciclo anterior

Acompanhe os gráficos neste link

Fonte: Secretaria de Agricultura do Paraná

Envie sugestões de pautas, fotos ou videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você (45) 9 9958-3996 ou Receba notícias da Conexão Revista no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

Conexão Revista 8ª Edição

Conheça a Conexão Revista de Corbélia também versão impressa. Lançamos uma nova edição a cada 90 dias.

Leia a última edição agora, basta clicar na imagem ao lado!

E boa leitura! 

Envie sugestões de pautas, fotos ou videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você (45) 9 9958-3996 ou Receba notícias da Conexão Revista no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: