
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), a Operação Nacional Proteção Integral II, com o objetivo de combater crimes cibernéticos e que busca identificar e prender criminosos em todo o país que agem, principalmente, na internet com o intuito de armazenar, compartilhar, produzir e vender material de abuso sexual infantojuvenil.
A ação ocorreu simultaneamente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, com a expedição de 130 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva, expedidos por juízos das varas criminais com competência federal e estadual.
A operação foi coordenada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI/CGCIBER/DCIBER/PF) e contou com a participação de 467 policiais federais e 156 policiais civis, totalizando 623 agentes de segurança pública atuando de forma integrada em todo o território nacional.
Durante os cumprimentos de mandados de busca e apreensão, 35 pessoas foram presas em flagrante por crimes relacionados ao armazenamento, compartilhamento e produção de conteúdo de abuso sexual infantil.
Na cidade de Curitiba, foi cumprido um mandado de busca e apreensão e realizada a prisão de um indivíduo, flagrado na posse de diversos arquivos de imagens e vídeos de abuso sexual infantil.
As investigações foram conduzidas de forma articulada pelas unidades descentralizadas da Polícia Federal, que possuem atuação especializada no combate aos crimes de abuso e exploração sexual infantojuvenil, com apoio de delegacias especializadas da Polícia Civil em diversos estados.
A operação representa a continuidade dos trabalhos iniciados em março de 2025, quando foi deflagrada a Operação Nacional Proteção Integral I, e reforça o esforço conjunto das instituições na repressão aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
De acordo com a Polícia Federal, os crimes combatidos envolvem ações de armazenamento, produção, compartilhamento e comercialização de material contendo abuso sexual de menores de 18 anos, bem como a realização de aliciamento e assédio por meios digitais. As ações também visam responsabilizar autores de crimes relacionados a ambientes digitais e de redes sociais.
A PF informou que, entre janeiro e abril de 2025, foram cumpridos 612 mandados de prisão de foragidos da Justiça pelos crimes sexuais, que estavam pendentes de cumprimento, demonstrando o envolvimento de todas as áreas da corporação na repressão a esse tipo de delito.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar crianças e adolescentes quanto aos riscos presentes tanto no ambiente virtual quanto no convívio físico, reforçando que a atenção constante é essencial para prevenir situações de abuso e violência sexual.







COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO