64 views 44 sec 0 Comment

PF deflagra Operação Areento de Ouro contra extração ilegal de areia no Rio Paraná

Anúncio

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (24), a Operação Areento de Ouro, que investiga um esquema de extração ilegal de areia do leito do Rio Paraná, na região de Guaíra, no Oeste do Paraná.

A ação mobilizou cerca de 200 policiais federais e resultou no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas judiciais, em 10 municípios do Paraná.

Anúncio

Segundo a investigação, dois grupos teriam atuado por mais de uma década na extração irregular de areia. As apurações também identificaram indícios de subfaturamento das vendas e utilização de estruturas empresariais para ocultar e movimentar valores provenientes das atividades investigadas.

O volume de areia extraído sem autorização ultrapassa 6,8 milhões de toneladas, conforme a Polícia Federal.

A Justiça Federal de Guaíra determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 1,5 bilhão em bens dos investigados.

As condutas apuradas incluem crimes contra o meio ambiente, usurpação de bem público, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Segundo a PF, há ainda indícios de que as atividades investigadas tenham caráter transnacional.

O inquérito policial tramita sob sigilo perante a 1ª Vara Federal de Guaíra.

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo