Com um número alarmante de acidentes provocados por condutores embriagados, a Transitar, Polícia Militar e Guarda Municipal, realizaram mais uma operação integrada com foco em embriaguez ao volante.
A operação aconteceu no último sábado (12), na Rua Rio da Paz, região Sul de Cascavel. O bloqueio teve início às 22h30 e encerramento à 01h00 do dia 13, e foram constatadas várias condutas de risco durante as abordagens.
Foram lavrados 42 autos de infração pelos agentes de trânsito, compreendendo infrações como: não possuir CNH, escapamento adulterado (barulhento), som alto, fuga da abordagem policial e, dentre outras, a principal infração constatada foi a de conduzir veículo sob a influência de álcool, com o flagrante de treze condutores no ponto de abordagem e dois nos trajetos de deslocamento do comboio.
Das 22h30 às 02h30, foram encaminhados seis condutores à 15ªSDP por crime de trânsito, todos flagrados dirigindo sob efeito de álcool acima do limite estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro, cujas consequências vão além de medidas administrativas inerentes a fiscalização de trânsito.
No teste de bafômetro foram registrados os seguintes resultados: 0,67; 0,64; 0,62 e 0,53 mg de álcool por litro de ar alveolar expelido. Também foi encaminhado um condutor que se recusou a realizar o teste do etilômetro.
Durante o deslocamento do comboio para a blitz, um motorista alertou a equipe sobre um condutor dormindo dentro do veículo em via pública, e o fato foi confirmado pela equipe durante a verificação. No teste do etilômetro ficou constatado o resultado de 1,07 mg/L, sendo que o motorista estava completamente desorientado. Ele foi conduzido para a 15ªSDP para os procedimentos cabíveis.
“O que fica evidente é que o efeito do álcool leva o condutor à falta de percepção do risco pois, praticamente todos os encaminhados por crime de trânsito, foram abordados por estarem cometendo algum outro excesso na via pública, como: ultrapassagem forçada, excesso de velocidade, som alto ou transitar a noite com os faróis desligados, sendo que alguns somam aos fatores e condutas de risco a falta de CNH”, relata a presidente da Transitar, Simoni Soares.
Foram removidos oito veículos ao pátio da Transitar: 05 carros e 03 motos.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO