fbpx

Oeste participa de audiência que fortalece os pequenos municípios

Uma comitiva de prefeitos e prefeitas da região Oeste participou nesta quarta (12), no Plenário da Assembleia Legislativa, em Curitiba, de audiência pública que discutiu duas propostas que tramitam no Senado e que preveem a extinção e incorporação de cidades com até cinco mil habitantes.

No Paraná, 104 municípios serão atingidos, sendo 13 da região Oeste do Paraná. Haverá prejuízo de R$ 682 milhões, segundo estudo da CNM. A vida de mais de meio milhão de pessoas seria impactada no Estado.

As mudanças, caso aprovadas, causarão problemas que vão desde o repasse de recursos até o oferecimento de serviços básicos, como o de atendimento à saúde.

“O contexto histórico de quem mora e nasceu nesta cidade também precisa ser levado em conta. O município de Quatro Pontes, por exemplo, possui o segundo maior IDH do Estado e foi o primeiro a erradicar o analfabetismo do Estado. Nossa luta é no sentido de preservar a integridade dos 399 municípios do Paraná”, disse o prefeito de Jesuítas e presidente da Amop, Junior Weiller.

Um documento, denominado Carta do Paraná, que repudia as intenções das propostas, será enviado a deputados federais e senadores paranaenses, com cópia a demais parlamentares do Congresso Nacional.
O texto da Carta do Paraná considera as propostas um desrespeito à “história dos 104 municípios que podem ser atingidos no Estado do Paraná, a importância social, econômica e cultural dos mesmos, além de demostraram profundo desconhecimento da realidade dos pequenos municípios”.

A Audiência Pública contou ainda com a participação dos deputados Alexandre Curi (PSB), Arilson Chiorato (PT), Tadeu Veneri (PT), Anibelli Neto (MDB), Paulo Litro (PSDB), Dr. Batista (PMN), Evandro Araújo (PSC), Tercílio Turini (CDN), Galo (PODE), Cobra Repórter (PSD), Nelson Luersen (PDT), Luciana Rafagnin (PT), Cristina Silvestri (CDN), Delegado Recalcatti (PSD), Goura (PDT), Marcel Micheletto (PL), Tiago Amaral (PSB), Artagão Jr. (PSB), Subtenente Everton (PSL), Reichembach (PSC), Gilson de Souza (PSC) e Requião Filho (MDB).

Os presidentes das associações de municípios de todas as regiões do Estado também estiveram presentes. No Oeste poderão ser extintos os municípios de Anahy, Brasilândia do Sul, Campo Bonito, Diamante do Sul, Entre Rios do Oeste, Iguatu, Iracema do Oeste, Lindoeste, Quatro Pontes, Ramilândia, Santa Lúcia, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.

Fonte: AMOP

Envie sugestões de pautas, fotos ou videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você (45) 9 9958-3996 ou Receba notícias da Conexão Revista no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

%d blogueiros gostam disto: