OAB vai às escolas de Corbélia para conscientizar alunos da importância do voto

Na manhã desta terça-feira, 26, as turmas de estudantes entre 16 e 17 anos do Colégio Amâncio Moro receberam os advogados da Comissão dos Advogados em Início de Carreira, para incentivar os jovens a emissão do Título de Eleitor a tempo de votarem nas eleições que acontecem em outubro deste ano.

O projeto “OAB vai à escola – seu voto tem poder” é uma iniciativa organizada pela Comissão em parceria com a Câmara Legislativa de Cascavel e está levando para dentro das salas de aula dos colégios de Corbélia a importância da emissão do Título de Eleitor, e o passo a passo para emissão do documento, que pode ser feito pela internet como detalha a Representante da OAB Cascavel, em Corbélia, Dra. Jeruza Wilezilek.

“Tal como determina a legislação, quem ainda não tirou o título tem até o dia 4 de maio para isso, ou vai ficar de fora das eleições que acontecem no dia 2 de outubro. Não deixe que outras pessoas escolham por você o futuro do país. “

Além do incentivo ao voto, os advogados também ensinam os estudantes a emitirem o título online, sem que precisem ir ao Fórum Eleitoral do município.

“Tirar o título de eleitor para votar nas Eleições de 2022 é mais simples do que você imagina, e também mais rápido. Isso pode ser feito, de forma gratuita, no Portal no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na plataforma chamada Título Net. Tudo é feito pela internet, dentro do Portal do TSE, de forma rápida e gratuita, sem precisar sair de casa.”

Basicamente, o processo é esse: entrar na página Autoatendimento do Eleitor e clicar na opção “Tire seu título”; ter em mãos os documentos solicitados; informar os dados de identificação necessários; e preencher os campos indicados. Veja o passo a passo detalhado ao fim desta matéria .

A Representante da OAB Cascavel afirmou que o objetivo é incentivar a emissão do título entre os adolescentes onde ele é facultativo, é fazer com que exerçam seu direito de escolha.

“O exercício da Cidadania, nós precisamos escolher representantes melhores, o cenário político demonstra isso. Há uma necessidade premente de pessoas conscientes e escolhendo quem vai nos representar, tanto no Poder Legislativo aqui no Paraná, como no Senado ou na Câmara Federal.”

Veja como tirar o Título de Eleitor sem sair de casa

Para tirar o título de eleitor, bastam três documentos, e você pode fazer de casa mesmo. É tudo muito simples, rápido e gratuito.

Dica: antes de começar o processo, tenha alguns documentos e o celular por perto. Você vai precisar de um comprovante de residência atualizado e documento de identificação oficial com foto.

No caso da apresentação de certificado de quitação militar, segundo a Resolução TSE nº 23.659/2021, artigo 35:  somente é obrigatória para alistandos do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos”, ou seja, para os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade, os quais compõem a classe chamada para a seleção, tendo em vista a prestação do Serviço Militar inicial.

Com o celular, tire uma foto do comprovante de residência e do documento de identificação (frente e verso). Você vai precisar também fazer uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto.

Confira agora o passo a passo, com todas as etapas bem explicadas:

1-Entre no Portal do TSE (www.tse.jus.br) e clique na aba superior, em “Eleitor e Eleições”

Série: Saiba como 1B - 18.03.2022

Aí é só procurar o menu “Tire seu título – Título Net”, no final da página à esquerda (onde há uma imagem de uma mão segurando um título). É nessa página que você vai ter acesso aos principais serviços do título eleitoral.

Série: Saiba como 2 - 18.03.2022

2-No final da próxima tela, vá no menu “Iniciar seu atendimento a distância”, que fica na parte “Faça seu requerimento” (no centro da página).

Série: Saiba como 3 - 18.03.2022

3-Depois, é só selecionar o estado, conferir a lista de documentos necessários (que já foram citados aqui no começo desta matéria) e clicar em “Próximo”.

Série: Saiba como 4 - 18.03.2022
Série: Saiba como 5 - 18.03.2022

4-Na tela de identificação, você deve escolher “Não tenho”, preencher os dados principais e clicar em “Próximo”. 

Série: Saiba como 6 - 18.03.2022

5-Depois, na página seguinte, é só preencher o formulário com os dados obrigatórios.

Série: Saiba como 7 - 18.03.2022

6-A próxima etapa é a de envio da documentação. Isso deve ser feito na parte que está logo abaixo desse formulário. Lembra as fotos dos documentos e da selfie que foram citadas no início desta matéria? É aqui que elas entram: basta selecionar o documento que você vai incluir e clicar na parte “Selecionar arquivo”. Quando você inserir todos os documentos necessários, finalize o processo.

Série: Saiba como 8 - 18.03.2022

7-Concluída a solicitação, é só ficar de olho. Você pode acompanhar o requerimento lá no final da página inicial do Título Net (aquela que você entrou para iniciar o processo).

Série: Saiba como 9 - 18.03.2022

8 – Quando o processo for concluído, não fique esperando o documento em casa. Afinal, agora é tudo digital. Ao fazer a consulta, você vai ter acesso ao número do título e aí é só baixar o aplicativo e-Título (faça o download nas lojas Google Play ou App Store) no celular. A versão digital serve como documento oficial e poderá ser apresentada ao mesário no dia da eleição.

Fonte: TSE

Conteúdo Protegido