O que é DTM?


Você está lendo esta notícia no site Conexão Revista. Um portal de notícias independente e feito por jornalistas com informações sobre tudo o que acontece em Corbélia e região.

Você já acorda com dor na cabeça e no pescoço, constantemente tem dores próximas ao ouvido, estes sintomas podem ser uma disfunção temporomandibular (DTM), e quem cuida dela é o dentista


Escrita por
Dentista Cladir Lodi
CRO 2743
Clínico Geral
Centro Odontológico Lodi

A sua articulação temporomandibular, também conhecida como ATM é responsável por todos os movimentos que você faz com a boca, existindo uma em cada lado (em frente de cada orelha). As doenças desta articulação e dos músculos que fazem esses movimentos da boca são chamadas de disfunções temporomandibulares (DTM). Esta é uma doença que causa sofrimento a milhões de pessoas ao redor do mundo, diminuindo a qualidade de vida e restringindo o convívio social. Um dos sintomas mais comuns da DTM são: dificuldade ou estalidos ao abrir a boca, não conseguir abrir ou fechar a boca e dores de cabeça mais de duas vezes por semana. Muitos pacientes apresentam este sintoma e não sabem que possa ser causado pela DTM.

O QUE É DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM)?

Embora atinja milhões de pessoas no mundo inteiro, a DTM é uma doença pouco conhecida. São lesões possivelmente causadas por movimentos desnecessários que fazemos com a boca; hábitos como: ficar batendo levemente os dentes, morder os lábios ou bochechas, posições erradas de trabalho, de dormir, etc. O treino para a eliminação desses hábitos, ou a proteção dos dentes e dos músculos para os que apresentam o bruxismo, pode ser a chave para o alívio dos sintomas da disfunção.

O PERFIL DO PACIENTE

O paciente com DTM geralmente é um doente crônico, que demora anos para buscar tratamento. Como os sintomas são muito subjetivos e podem estar ligados a outros problemas médicos (depressão, problemas otológicos ou reumatológicos), o dentista, muitas vezes, é o último profissional da saúde a ser procurado.

Geralmente o controle das DTMs é simples e conservador, feito por meio de terapias caseiras, exercícios, compressas e relaxamento muscular. Na maioria dos casos é necessária a interação de uma equipe transdisciplinar para o melhor entendimento e condutas específicas nas áreas de: fonoaudiologia, neurologia, psicologia, reumatologia, otorrinolaringologia e endocrinologia.

SINTOMAS MAIS COMUNS

• Dor de cabeça de um ou ambos os lados da cabeça mais de dois dias por semana;
• Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
• Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
• Boca que “fica presa”, trava ou sai do lugar;
• Cansaço na face ou ao mastigar;
• Alteração no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam – mordida desconfortável;
• Ranger ou apertar dos dentes noturno/diurno;
• Alguns tipos de zumbido nos ouvidos;
• Dor ou tensão no pescoço referindo dor para a face ou cabeça.

Envie sugestões de pautas, fotos ou videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você (45) 9 9958-3996 ou Receba notícias da Conexão Revista no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: