fbpx

Números de vacinados supera os casos de contaminados por Covid-19 em Cascavel

Números apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde no início da noite desta quinta-feira 25/03 mostram que o total de pessoas vacinadas em Cascavel já ultrapassou o número de cidadãos que contraíram a doença ao longo de um ano. Até o momento, 29.588 pessoas foram vacinadas, número superior ao de contaminados, que hoje está em 28.897.

Os dados foram apresentados pelo secretário de Saúde Miroslau Bailak e pelo presidente do Comite de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Pandemia da Covid-19, Thiago Stefanello.

Bailak avaliou que isso já mostra que tem-se uma tendência de queda nas próximas semanas, porque estamos atingindo só aqui, cerca de 60 mil pessoas protegidas. Do total de infectados, 96% já estão curados. Bailak reforçou a importância de manter os protocolos sanitários como uso de máscara, álcool gel e distanciamento social.

Desde o início da pandemia, Cascavel tem trabalhado pilares para enfrentar o vírus. Os três primeiros foram lançados ainda no ano passado e tinham como foco salvar o maior número de vidas, evitar o colapso na saúde e não deixar que os dois primeiros pilares destruam a economia e, por consequência, mais vidas sejam perdidas.

Depois disso, Cascavel passou a trabalhar o pilar da responsabilidade individual e agora, com a vacinação, isolar o vírus.

Investimentos

Stefanello também fez uma prestação de contas dos investimentos na saúde pública. No ano passado, Cascavel empenhou R$ 306,7 milhões na saúde. Desse total, R$ 192 milhões são recursos próprios do Município, o que representa 62,2% do montante.

Território Eficiência

Setefanello e Bailak anunciaram a criação do Território Eficiência, que envolverá outras secretarias, como a de Assistência Social, Território Cidadão, além de clubes de serviços e associações para levar informações e orientações aos bairros. Essa união de forças tem como foco isolar o vírus, mas continuar vivendo com responsabilidade. Bailak disse que não adianta fechar tudo e amanhã não ter o que comer.

O planejamento das ações está sendo finalizado para que elas sejam colocadas em prática já no início da próxima semana. Uma das propostas é fazer testagens da população dos bairros por onde o Território Eficiência passar.

Fonte: Portal do Cidadão

Conteúdo Protegido