Imagem
119 views 5 min 0 Comment

Mais de 50 casas populares serão construídas em distritos de Corbélia

- 16 de fevereiro de 2022

O último programa habitacional que atendeu os distritos foi há 30 anos

Anúncio

A Prefeitura de Corbélia segue em negociação para a aquisição de uma área no Distrito de Ouro Verde do Piquiri para a construção de moradias populares. O terreno é o último que precisa ser adquirido nos distritos para que possa ser dado o pontapé inicial para construção de 20 a 30 unidades habitacionais em cada um.

No Distrito da Penha o município já possui um terreno para a construção dos imóveis, e no momento aguarda liberação e regularização para que ele possa ser apresentada a Cohapar como explica o vice-prefeito e Secretário de Fazenda Dangelles Decki.

“Nós alocamos um recurso para a aquisição de um terreno lá no Distrito do Ouro Verde, para que possamos fazer a parceria com a Cohapar. No distrito da Penha o município dispõe de um terreno e está no processo de regularização dele para fazer também a apresentação a Cohapar e fazermos a parceria.”

A intenção do poder executivo é que o município participe por meio do Programa Casa Fácil Paraná do Governo do Estado. Ele é desenvolvido e executado pela Cohapar. O objetivo do programa é viabilizar a construção de moradias para famílias com renda mensal de até dez salários mínimos, com prioridade de atendimento para aquelas de menor renda.

Anúncio

“Com relação ao tamanho das casas, e valor delas a gente ainda não tem essa definição. Como ainda os terrenos não estão legalizados, no caso de um não estar legalizado e no caso do outro a gente ainda não conseguiu fechar a negociação, nós não demos a entrada ainda com a Cohapar. Por isso não é possível saber essas informações” explica Dangelles.

O último programa habitacional que atendeu os distritos foi há 30 anos, e para o vice-prefeito conseguir essas moradias é um compromisso que tem prioridade nas mãos dele e do Prefeito Dr. Giovani Wolf Hanatow.

“Nós estamos acelerando isso pra tentar o quanto antes apresentar esses terrenos. O da Penha já está em fase final pra liberação da parte ambiental, aí já vai ficar liberado pra gente apresentar. E no do Ouro Verde o Prefeito já entrou em conversa com os proprietários, em negociação pra gente fazer a aquisição. Mas esse vai ser o foco de trabalho da gente, firme para que possa apresentar o quanto antes esses terrenos junto a Cohapar para formalizar esse convênio. E a expectativa é que a gente consiga de 20 a 30 casas em cada distrito.”

A Cohapar desenvolve projetos habitacionais em todo o Paraná, em parceria com as prefeituras, o Governo Federal e a iniciativa privada. A seleção de moradias é feita entre as famílias inscritas em nosso Cadastro de Pretendentes. Corbélia possui 1092 pessoas inscritas.

Dangelles afirmou que a defasagem nos distritos é grande pelo tempo que estão sem atendimento nessa área, é preciso compensar Penha e Ouro Verde, e eles são prioridades.

Anúncio

“Os distritos é um compromisso da gente conseguir essas casas porque já faz 30 anos que eles não recebem casas populares. É preciso fazer lá para suprir todo esse tempo” finaliza.

Conheça o Programa Casa Fácil Paraná – Financiamento Cohapar

Por meio do programa Casa Fácil Paraná, a Cohapar financia diretamente a construção de casas para famílias com renda de um a seis salários mínimos. As condições de pagamento facilitadas incluem a ausência de cobrança de valor de entrada e prestações mensais reduzidas de financiamento, que pode ser quitado em até 360 meses.

A execução das obras é realizada em áreas doadas pelos municípios ou de propriedade da Cohapar, por construtoras selecionadas via procedimento licitatório promovido. O valor de compra das unidades habitacionais varia entre R$ 65 mil e R$ 95 mil de acordo com as características de cada empreendimento.

Para adquirir uma moradia do programa Casa Fácil Paraná, é necessário fazer a inscrição no cadastro de pretendentes da Cohapar e participar de todas as etapas do processo seletivo.

Comentários do Facebook
Anúncio
Comments are closed.
ConexãoRevista.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading