Maior risco de transmissão da COVID-19 em Corbélia está em núcleo familiar

Corbélia chegou a 76 casos confirmados de COVID-19 nesta quarta-feira, 8, e o que mais tem surpreendido a Secretaria Municipal de Saúde é a forma como o vírus tem sido transmitido.

De acordo com as entrevistas feitas com os pacientes, que já tiveram o vírus, foi possível detectar que a maioria se contaminou depois de ter contato com algum familiar.

O panorama semanal realizado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra uma curva de contaminação em plena ascensão no município. E para o Prefeito Dr. Giovani Hnatuw  as reuniões e encontros familiares podem fazer com que ela se estenda mais do que o previsto.

“A maior fonte de disseminação que nós detectamos até agora, por meio das entrevistas com os casos positivos, é a disseminação familiar. Essa é a maior fonte de contaminação. Não nas reuniões familiares que vem acontecendo, as pessoas estão em um ambiente em que se sente seguro, muitas vezes tira a máscara, ou está compartilhando o mesmo talher ou copo, e é assim que acontece.”

Boletim Emitido em 06 de Julho

Dos 76 casos confirmados apenas oito ainda possuem o vírus ativo e estão em isolamento domiciliar, mas a preocupação das autoridades sanitárias ainda está naqueles pacientes que estão contaminados, mas que não possuem sintomas. O boletim mostra que há 67 pacientes que estão em investigação, sendo que três delas já se encontram internadas no Hospital de Retaguarda.

“A transmissão é muito sutil, porque as pessoas assintomáticas estão ali no meio e transmitindo. Estamos vendo que nós vamos entrar em uma curva de declínio, que não é agora. Neste momento nós estamos estrando numa curva de ascensão de casos. Precisamos tomar as medidas como foi tomado em outros locais.”

O fechamento de serviços não essenciais pelo Governo Estadual se deu sob a justificativa de falta de leitos de UTI e de medicamentos para sedação. Segundo o Prefeito Dr. Giovani a justificativa é válida, no entanto, o Governador Ratinho Júnior não considerou a forma de transmissão que o vírus tem em cada município. Já que em Corbélia a maior forma de transmissão não acontece no comércio.

O Prefeito explicou ainda que somente fechar os serviços essenciais não trará grandes resultados se a população não parar de realizar eventos familiares ou se continuarem saindo de casa sem que seja extremamente necessário.

“A população precisa ter consciência de que se eu não preciso sair, se não é realmente necessário naquele momento, evite agora a sair. Isso vai servir lá na frente pra gente discutir sobre a abertura do comércio com o Governador explicando que a nossa população está tendo consciência, e nós estamos conseguindo segurar a disseminação do vírus. A população precisa fazer a parte dela.”

O prefeito lembra também que outro locais estão abrindo porque já passaram pelo período crítico da pandemia, o que ainda não aconteceu com Corbélia.

“Os outros locais estão abrindo porque já passou dessa fase crítica, nós estamos entrando nessa fase crítica. Por isso nós pedimos à população para terem cuidado, e mantenham o afastamento social, o isolamento, e os cuidados máximos com a saúde.”

A vigilância sanitária do município continua realizando fiscalização e recebendo denúncias de eventos, festas e aglomerações em residências.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto que diz "ATENÇÃO Contato para denunciar locais com aglomeração de pessoas: 99980-6697 A Policia Militar vai atuar juntamente com a Fiscalização Municipal nos nos estabelecimentos comerciais e locais com aglomeração."
Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: