Limpeza urbana: Proprietários de lotes sem manutenção são notificados pela prefeitura de Corbélia

Somente neste mês de fevereiro já foram 16 proprietários de lotes baldios e com mato alto foram notificados pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Corbélia. A limpeza dos terrenos e manutenção é dos proprietários, no entanto, muitos preferem ignorar o fato que colocar em risco a saúde dos moradores locais.

O descaso no entanto, está na mira da fiscalização da prefeitura e a multa para um terreno de 400m² por exemplo chega a R$796,00. O fiscal do Meio Ambiente Josiel de Oliveira, conta que a situação pode piorar ainda mais, principalmente pelo período que estamos vivendo.

“Estamos em um período muito complicado devido as chuvas passadas o mato veio rápido. Muitos proprietários não estão nem ai pra isso.”

Mas, quem mora ao lado de um lote sem manutenção está sempre preocupado principalmente porquê além de ocupados com lixos e capoeira, também servem de abrigo para animais peçonhentos e ajudam na proliferação de insetos (entre eles o mosquito Aedes aegypti). Constantemente os moradores fazem denúncia, no entanto, o setor conta com apenas um fiscal.

“Estamos fazendo as fiscalizações no geral, e estamos dando prioridade para as denúncias visto que quando há uma reclamação.”

É preciso da colaboração e principalmente conscientização dos proprietários de lotes em Corbélia. Esse descaso faz com que todo o investimento feito para a manutenção da limpeza pública e embelezamento da cidade seja em vão.

“Eu vou notifico coloco a placa e dou 30 dias para regularizar o mesmo ai entro em contato com o proprietário e falo ‘olha foi notificado’. Se ele não limpar em 30 dias eu entro com a multa. Realizo a multa e passo para o nosso pessoal limpar. A multa é por metros quadrados do terreno e pela unidade fiscais. Um terreno de 800 metros, que tem muitos destes na cidade, ficaria hoje 1.593.60” conclui.



Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: