ConexãoRevista.
69 Views 5 min 0 Comentário

IV Conferência de Educação em Corbélia promove engajamento e discute qualidade de ensino

- Corbélia
20 de outubro de 2023
Anúncio

Na tarde da última quarta-feira, 18, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corbélia realizou a quarta edição da Conferência de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME).

O encontro, que vem sendo realizado a cada dois anos desde a aprovação do PME em 2015, tem como objetivo principal avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no PME, promovendo o envolvimento de diversos atores da comunidade educacional, incluindo gestores, professores, estudantes e representantes da sociedade civil.

A Secretária de Educação Silvia Mara Skottki realizou a abertura oficial da conferência e destacou a importância da dedicação de cada profissional da educação para a construção da melhor qualidade de ensino que Corbélia possa ter. “Esse é o um momento crucial para a análise dos indicadores educacionais do município, a discussão de políticas e estratégias e a definição de ações para melhorar a qualidade e o acesso à educação no âmbito local.”

Anúncio

Durante a conferência deste ano, o foco recaiu sobre a transparência e o aperfeiçoamento contínuo da política educacional de Corbélia. A participação ativa de todos os setores da comunidade educacional foi destacada como um meio para assegurar que o PME reflita de maneira precisa e eficaz as necessidades e aspirações de Corbélia em relação à educação.

“A conferência é um momento para que a comunidade possa discutir sobre os indicadores e a aprovar inclusões e alterações no texto do PME com intuito de orientar a revisão e atualização desse documento, bem como a elaboração de um plano de ação para os próximos anos, garantindo transparência e aperfeiçoamento contínuo da política educacional do município” detalha Silvia.

As metas do Plano abrangem os diversos setores, desde ampliação no atendimento, construção de novas unidades, implantação da educação integral no município que está sendo planejada para ter início em 2024, e também capacitação e valorização dos profissionais de educação.

A Secretária falou das metas já alcançadas desde a criação do plano. “Através do Plano Municipal de Educação conseguimos muitos avanços na educação, não só na qualidade de ensino como também nas estruturas. Quando temos um plano traçado sabemos quais caminhos tomar, qual a direção que devemos seguir. E os professores, profissionais da rede educacional do nosso município e a comunidade são primordiais na colaboração, melhorias e ampliações e o alcance dessas metas que foram colocadas. Todos nós estamos investindo em nossas crianças e jovens, garantindo que tenham acesso a oportunidades educacionais de alta qualidade. Esta conferência é um reflexo de nosso compromisso em melhorar constantemente nossas políticas educacionais” afirmou.

A representante do Núcleo Regional de Educação e Técnica Pedagógica, Sandra Mara Martins, realizou uma palestra na qual destacou a evolução do conceito de educação no Brasil, antes e depois da Constituição de 1988. Ela enfatizou o impacto positivo da legislação na orientação da educação no país e discutiu o artigo 205, que trata da responsabilidade compartilhada entre a família e o sistema educacional na formação das novas gerações.

A quarta edição da Conferência de Avaliação e Monitoramento do PME em Corbélia reafirmou o compromisso da comunidade educacional em trabalhar em conjunto para alcançar metas educacionais cada vez mais ambiciosas e exemplificou a importância da participação cidadã na construção de um sistema educacional sólido e inclusivo.

Anúncio
Comentários do Facebook
Os comentários estão fechados.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading