28 views 3 min 0 Comment

Itaipu celebra convênios no valor de R$ 117 milhões com Região Sudoeste do Paraná

- 14 de junho de 2024
Anúncio

Na manhã desta sexta-feira (14), na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), em Francisco Beltrão (PR), a Itaipu celebrou investimentos de R$ 117 milhões nas áreas social, de infraestrutura e meio ambiente em 42 municípios da região, por meio do programa Itaipu Mais que Energia em convênio com a Caixa Econômica Federal.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, o diretor de Coordenação, Carlos Carboni, e o diretor financeiro, André Pepitone, se reuniram com prefeitos e deputados do Sudoeste do Estado para comemorar “o maior investimento da história já feito pela Binacional naquela região”, destacou Enio Verri.

Desde o início desta gestão, atendendo a diretrizes do presidente Lula, a área de influência da usina foi ampliada para 399 cidades do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul.

Anúncio

Por meio do Programa Mais Que Energia, os prefeitos apresentaram à Itaipu várias demandas, desde a readequação de estradas rurais e urbanas, passando pelo combate à erosão e à mitigação do assoreamento de rios e, consequentemente, do reservatório da usina, assim como a construção e reforma de terraços (curvas de nível).

Todos esses investimentos acabam aumentando a vida útil do reservatório, estimada em 194 anos atualmente. Para o diretor financeiro, essa é uma nova abordagem de atuação institucional da Itaipu. “A ampliação da área de investimento da usina promove uma série de atividades alinhadas com toda a agenda internacional da transição energética, que é levar sustentabilidade para os municípios”, disse Pepitone. “Nós queremos uma Itaipu gerando energia por muitos anos e, para que isso aconteça, precisamos cuidar do seu entorno. Um dos objetivos da transição energética é justamente melhorar a qualidade de vida das pessoas com ações sustentáveis”, reforçou.

Segundo o diretor Carlos Carboni, o investimento nesses municípios, a maioria pequenos, revoluciona a qualidade de vida da população local. “Muitas cidades atendidas pelo Mais que Energia dependem de parcerias como essa. Os recursos da Itaipu Binacional, nessa quantidade, a maior já feita pela usina no Sudoeste, serão bem-vindos. Para muitas prefeituras, melhorar o asfalto é uma prioridade, então aquelas estradas com dificuldade vão ter agora asfalto novo, melhorando o fluxo de automóveis, caminhões e a mobilidade das pessoas”, finalizou.

Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading