Imagem
ConexãoRevista.
103 Views 7 min 0 Comentário

Investimento de novo centro de distribuição da rede Quero-Quero em Corbélia, deve ultrapassar R$ 25 milhões

Anúncio

A rede de lojas Quero-Quero vai fixar no município de Corbélia um dos seus centros de distribuição de produtos. O investimento irá superar os R$ 25 milhões de reais.

A área prevista para construção vai ultrapassar os 20 mil metros quadrados. O empreendimento irá atender 174 lojas da rede, e deve gerar cerca de 140 empregos diretos, e 60 indiretos.

Mas, para uma das maiores redes de lojas de materiais de construção se instalar na cidade das flores precisou não só de incentivos fiscais. Corbélia precisaria oferecer vantagens ainda melhores que Guarapuava. Há quase 300km de Cascavel, a instalação em Guarapuava já era definitiva.

Anúncio

Foi então que o empresário Sergio Drehmer convidou a equipe da Quero-Quero para conhecer Corbélia. E a primeira visita já foi definitiva para a mudança do local de instalação do centro.

Além dos incentivos fiscais, a equipe também foi surpreendida pelas obras de duplicação da BR-369 em faze de finalização, e a proximidade da área com a BR.

Vantagens primordiais para um centro de distribuição em que a média de circulação de caminhões irá girar em torno de 100 ao dia, entre carga e descarga. Como conta o prefeito Dr. Giovani Miguel Wolf Hnatuw

“O que mais pesou favorável, que eles passaram pra gente, foi a trincheira da Coopavel, que foi também um trabalho árduo que a gente enfrentou na tratativa dessa trincheira.”

Na última segunda-feira, 14, todos os vereadores, e o prefeito Dr. Giovani Miguel Wolf Hnatuw foram convidados a uma reunião com o investidor. O próprio empresário Sergio Drehmer, é quem irá construir toda a estrutura e alugar por 25 anos para a rede.

Os vereadores puderam ouvir do Secretário de Desenvolvimento Econômico Jair Luiz Fontana como foram as conversas, negociações e de que forma o município estaria incentivando a instalação do CD na cidade.

De acordo com o Secretário, foi com base na Lei nª 722/2010, o município estará concedendo incentivos fiscais e econômicos como:

  • – Isenção do Alvara de Construção;
  • – Isenção da taxa de localização e funcionamento;
  • – Isenção da taxa de vigilância sanitária (se houver);
  • – Isenção do Imposto sobre serviços de qualquer natureza – ISSQN, sobre o custo de mão-de-obra nas construções;
  • – Isenção do Imposto predial e territorial urbano;
  • – Isenção das tarifas de protocolo;

De acordo com a lei a isenção será concedida apenas uma única vez, e se estende às suas empresas e sociedades. Entre os incentivos estão ainda a o serviço de terraplanagem que será subsidiado pelo município.

O Conselho de Desenvolvimento Industrial de Corbélia possui plenos poderes para a concessão destes benefícios, e dessa forma, não há necessidade de que as isenções sejam aprovadas pela Câmara de Vereadores como explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico Jair Luiz Fontana.

“O CODIC tem esse poder de conceder as isenções sem aprovação da Câmara. Se caso for enviado à votação dos vereadores e eles não aprovarem, o que vale é a decisão do CODIC.”

No entanto, o poder executivo estuda a possibilidade de enviar o projeto à Câmara para apreciação dos vereadores. Todos eles já sinalizaram favoráveis a aprovação diante dos benefícios gerados.

De acordo com o prefeito Dr. Giovani Miguel Wolf Hnatuw os incentivos só são possíveis porque o caixa do município está em dia, e a renúncia fiscal não prejudicaria o município.

De acordo com ele, os incentivos que o município proporciona serão recompensados com o impulsionamento que irá gerar através da criação de novas pequenas empresas, montadas com foco direto nas vendas para a rede de lojas.

“Esse centro ele cria uma outra realidade da indústria. Pra Quero-quero é interessante comprar os materiais da produção local, ou mais próximo possível, e dessa forma a gente acaba incentivando as fábricas locais que passam a fornecer seus produtos pra Quero-Quero e ainda atraindo uma novas indústrias para se instalarem aqui. Isso é uma crescente de industrialização.”

No início da próxima semana ocorre a formalização das negociações e assinatura dos contratos no Rio Grande do Sul. Caso o prefeito opte por enviar um projeto de lei à Câmara para formalizar os incentivos fiscais, ela já deve acontecer nos próximos dias.

Todos os vereadores viram a instalação do centro de distribuição da rede Quero-Quero em Corbélia com bons olhos não só em investimento no município, mas incentivo para o crescimento e em oportunidade para que outras indústrias também possam se estabelecer por aqui futuramente.

O prefeito Dr. Giovani agradeceu ao empresário Sergio Drehmer pelo empenho e dedicação na busca pelo incentivo e atração do investimento para a cidade, e enalteceu todo o crescimento que ainda será gerado.

“Quando a gente tem um centro de distribuição de material de Construção que é diversificado, a gente já tem uma diversidade de serviços que vão se formar em torno do CD. Já tem gente prevendo montar hotel, montar borracharia, montar uma oficina para caminhões. Porque isso é o que gira em um centro como esse.”

Anúncio
Comentários do Facebook
Anúncio

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Os comentários estão fechados.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading