Imagem
ConexãoRevista.
61 Views 2 min 0 Comentário

HIV: Sem transmissão vertical há quatro anos, Saúde deverá receber certificado do MS

- Cascavel
27 de setembro de 2023
Anúncio

Há quatro anos Cascavel não registra casos de transmissão vertical – de mãe para filho – de HIV. Isso levou o Ministério da Saúde (MS) incluir Cascavel em um processo de validação da certificação da eliminação da transmissão vertical. Com isso, Cascavel deverá receber um certificado do MS pelo trabalho realizado pelos profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau).

Fazem parte desse processo, a Atenção Primária em Saúde, Cedip, Laboratório Municipal e Vigilância Epidemiológica

A transmissão vertical é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil. A reunião teve a participação também da 10ª Regional de Saúde.

Anúncio

“Nós estamos com números fabulosos, então vamos deveremos receber essa certificação do próprio Ministério em relação a isso”, explica o secretário de Saúde, Miroslau Bailak.

Além disso, os técnicos conheceram as ações implantadas que fizeram com que Cascavel dobrasse a cobertura de atenção primária, que hoje já chega a 100%.

“Lá no Ministério da Saúde está registrado 97,1, mas já ultrapassamos os 100% de cobertura. A própria população tem visto isso, que nós estamos avançando bastante; os resultados são muito bons, mas na saúde sempre vai precisar mais alguma coisa, então vamos continuar trabalhando muito forte para que a gente melhore mais ainda os indicadores, todos positivos. Precisamos avançar cada vez mais”, ressalta o secretário.

De acordo com o secretário, os técnicos do Ministério da Saúde ficaram surpresos com a capacidade da gestão de Cascavel, da relação da gestão com todas as demais instituições, com o próprio Estado, com o Ministério e com os resultados que a cidade obteve a partir de 2017.

Anúncio

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!

Comentários do Facebook
Anúncio
Deixe uma Resposta
Você deve estar de vançavam com dificuldade em para postar um comentário.