Imbituva amanheceu nesta quinta-feira (20) marcada pela dor após a tragédia que deixou 23 mortos na BR-373, em Ipiranga, nos Campos Gerais do Paraná. Sete das vítimas são veladas em uma cerimônia coletiva realizada no Ginásio Municipal de Imbituva, onde familiares, amigos e moradores se reúnem para prestar as últimas homenagens./
O velório começou durante a madrugada, após a Polícia Científica do Paraná concluir os procedimentos de identificação e liberar os corpos. A identificação das 23 vítimas foi concluída na noite de quarta-feira (19).
Entre os mortos estão 21 adultos e duas crianças, de 6 e 10 anos. No caso das crianças, o processo de identificação foi mais demorado porque foi necessária a realização de exames de DNA. Segundo informações divulgadas pela RPC/G1, elas não possuíam documentos registrados na base de dados utilizada pela Polícia Científica.
O Ginásio Municipal foi preparado pela Prefeitura de Imbituva para receber os familiares e a comunidade durante a despedida. A administração municipal também disponibilizou equipes de psicólogos e profissionais de enfermagem para oferecer acolhimento e assistência às famílias neste momento de profunda dor.

Entre as vítimas veladas no ginásio estão o motorista do micro-ônibus da Secretaria de Saúde de Imbituva, Erick Cezar Wiertel, de 38 anos; Miriam Vieira Magalhães, de 50; Adenilson Chaves dos Santos, de 37; Liane Bienert, de 56; Cinthia Souza de Oliveira, de 35; João Paulo de Almeida, de 26; e Lucimara Guilherme, de 30 anos.
As 23 vítimas identificadas
A Polícia Científica concluiu a identificação de todas as pessoas que morreram na colisão. A relação divulgada é:
- Adenilson Chaves dos Santos, 37 anos
- Alex Rivail Machado da Silva, 26 anos, motorista da carreta
- Azelia Grisoski Stadler, 75 anos
- Cinthia Souza de Oliveira, 35 anos
- Clodoaldo Ananias Ribeiro de Jesus, 56 anos
- Cristiane Luíza da Silva, 29 anos
- Edenilze Teresinha Bronguel de Jesus, 50 anos
- Edineia Lemes Batista, 38 anos
- Elisabeth do Rocio Malaquias Rodrigues, 54 anos
- Elisandra Batista, 6 anos
- Erick Cezar Wiertel, 38 anos, motorista do micro-ônibus
- Evelyn Cristina de Jesus Silva, 10 anos
- Ivonete das Graças Malaquias, 59 anos
- João Paulo de Almeida, 26 anos
- Liane Bienert, 56 anos
- Lucimara Guilherme, 30 anos
- Marcos Vinicius Marconato, 45 anos
- Meirielli Neiverth Marconato, 44 anos
- Miriam Vieira Magalhães, 50 anos
- Nelson Luiz Bronguel, 61 anos
- Rosemari Nortok Cosmo, 58 anos
- Valderi Stadler, 47 anos
- Willieny Brandt Marconato, 32 anos
Do total de vítimas, 22 estavam no micro-ônibus da Secretaria de Saúde de Imbituva. O outro morto é Alex Rivail Machado da Silva, de 26 anos, motorista da carreta envolvida na colisão.
Tragédia deixou cinco feridos
Além das 23 mortes, outras cinco pessoas ficaram feridas no acidente. Elas foram socorridas e encaminhadas para hospitais de Ponta Grossa.
Entre os sobreviventes está uma criança em estado grave. Outras vítimas também precisaram de atendimento hospitalar após a violência da colisão.
Acidente aconteceu durante a madrugada
A colisão ocorreu por volta das 3h30 de quarta-feira (19), no km 209 da BR-373, em Ipiranga.
O micro-ônibus da Secretaria de Saúde de Imbituva transportava pacientes que seguiam para atendimento médico em hospitais da Grande Curitiba. Já a carreta Scania/P320 B8X2, com placas de Erechim (RS), seguia de Carambeí para Prudentópolis.
Segundo evidências preliminares divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão teria invadido a faixa contrária e atingido frontalmente o micro-ônibus.
As circunstâncias e a dinâmica da colisão continuam sendo investigadas.
A tragédia mobilizou equipes da PRF, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, Samu e da concessionária Via Araucária.
O Governo do Paraná decretou luto oficial de três dias em todo o Estado. Em Imbituva, a Prefeitura também declarou luto e suspendeu os atendimentos administrativos nesta quarta-feira (19), mantendo em funcionamento os serviços essenciais.
Nesta quinta-feira, a comunidade se reúne para se despedir das vítimas de uma das maiores tragédias registradas recentemente nas rodovias do Paraná.








COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO