Gestão do SUS em Corbélia é destaque em Congresso Nacional das Secretarias de Saúde

A gestão do Sistema Único de Saúde em Corbélia está sendo destaque no XXXVI Congresso Conasems que acontece em Campo Grande de 12 a 15 de julho. Dois projetos desenvolvidos no município foram apresentados na 17ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS” na Faculdade Uniderp, que faz parte do Congresso.

No Paraná foram selecionados no total 21 trabalhos, entre eles estão os dois projetos desenvolvidos em Corbélia.

  1. “O CAPS no processo do matriciamento da Saúde mental na atenção básica” apresenta a percepção dos usuários atendidos através do Centro de Atendimento Psicossocial implantado no município em 2020. Com o estudo pontos importantes puderam ser levantados, que auxiliaram na busca por outros atendimentos como a realização de grupos e projetos que envolvem a comunidade na promoção da saúde mental.
  2. “Implantação de um núcleo do consórcio intermunicipal de saúde do oeste do Paraná em Corbélia” que apresentou todo desenvolvimento, estruturação e a prática da descentralização. O projeto destaca a criação de um ambulatório de consultas e procedimentos fora da sede do Consórcio, montados exclusivamente para atender os municípios da microrregião. A terceirização de procedimentos cirúrgicos também foi trazida como um norte para a redução das filas de cirurgias eletivas.

Para as apresentações a Secretaria Municipal de Saúde enviou as servidoras que ajudaram na implantação dos projetos no município: Vilma Mittman Leão; Daiane Graziele Fonseca Gois; Adriele Soares; Polliany Vergílio Nolli.

A Mostra conta com a apresentação presencial de 343 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo e proporcionar um espaço de troca de experiência entre os profissionais. 

A Secretária de Saúde Cleide Teresinha dos Santos Messias lembrou que este é o momento de troca de experiências. “É um momento em que todos os gestores precisam fazer essa viagem pra trazer muitas experiências inovadoras pra conseguirmos implementar no município. Nossa região enviou um ônibus cheio de gestores, e sem dúvida isso vai servir para avançar nos processos de organização e reorganização da saúde nos nossos municípios.”

A Secretária também elogiou as gestoras que estão representando o município e agradeceu o empenho da equipe. “O nosso município está muito bem representado, além dos gestores da região pela nossa equipe técnica que se fez presente, ontem fazendo as apresentações das nossas experiências e até na sexta-feira participando do congresso.”

Cleide não pode estar presente no evento por problemas de saúde, recentemente ela testou positivo para COVID-19 e ainda não esta completamente recuperada para realizar a viagem.

Conteúdo Protegido