fbpx

Falta de equipamentos obriga saúde utilizar bombas de infusão do zoológico em pacientes com COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel vive momentos de caos com o alto número de pacientes com COVID-19 atendidos, e preciso na tarde deste domingo, 28, recorrer a bombas de infusão utilizados no zoológico municipal para ampliar o número de equipamentos disponíveis para os pacientes mais graves.

Na manhã desta segunda-feira, 01, por meio de nota a Secretária Municipal de Saúde (Sesau) afirmou que está em uso e foi emprestado do zoológico as bombas de infusão desses equipamentos, que são compatíveis. “Estamos muito próximo do limite, mas ainda há respiradores disponíveis.”

A SESAU também explicou que não existem ventiladores exclusivos de uso veterinários, e que os equipamentos utilizados pelas clínicas veterinárias são homologados e aprovados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para seres humanos. Eles possuem limitação de peso, o que talvez não tenha a mesma eficiência do que os utilizados em UTI.

Tanto os respiradores quanto as bombas de infusão foram levados ainda na noite de domingo, 28 , ao hospital de Campanha de Cascavel.

Conteúdo Protegido