Uma equipe de Psicólogos do Centro de Atenção Psicossocial – CAPs de Corbélia está 24h com o telefone em mãos para atender pacientes que precisam de auxílio psicológico para enfrentar o isolamento, durante a chamada quarentena.
Para evitar a transmissão do coronavírus Corbélia adotou diversas medidas, e entre elas está o isolamento. Com o comércio fechado desde o último sábado, 21, o movimento Fique em Casa se fortaleceu, no entanto, ficar em casa pode levar ao medo e pânico.
E é pelo telefone que chegam os pedidos de ajuda. A Secretaria de Saúde disponibilizou um número celular exclusivamente para esses pacientes que precisam de auxílio psicológico. Ao todo são quatro psicólogas que se revezam no atendimento 24h.
A Psicóloga Kelly Cristina Lozovey conta que os atendimentos psicológicos estão sendo feitos pelo telefone e pelo whats.
“Todos são por telefone. Via ligação, via WhatsApp ou até mesmo chamada de vídeo. Algumas vezes iniciamos por mensagem de texto e evoluímos para ligação telefônica em sequencia, sempre preservando o que deixa o paciente mais a vontade. Algumas vezes a demanda vem direto por ligação telefônica. Cada caso é atendido viabilizando a individualidade de cada paciente.”
Ela explica que ainda é cedo para falar sobre os medos que a população está enfrentando porque o trabalho está apenas no começo.
“Mas percebemos que a principal queixa esta relacionada a incerteza, medo de perder seus entes queridos e de não receber o auxílio adequado.”
Segundo ela ainda é possível perceber a falta de informação sobre o coronavírus, no entanto, a solidão também tem sido falada.
“Ainda podemos notar muitas dúvidas sobre a própria doença e o medo do isolamento, da solidão e até mesmo do abandono nesse momento tão delicado.”
A psicóloga lembra que a fragilidade humana se torna muito visível, e obriga os moradores a encarar a solidão e o distanciamento. No entanto, é também um momento para valorizar os momento vividos em família.
“Faz com que as pessoas obrigatoriamente parem nesse momento, e precisem lidar com a solidão e com o distanciamento. Momento em que a valorização da vida e da família fala mais alto, instintivamente tentamos nos proteger e proteger os nossos entes queridos.”
A Psicóloga Kelly deixa ainda algumas orientações para todos os moradores que estão enfrentando a quarentena.
Nesse período lembre-se:
✅ Isso vai passar!! Você superou diferentes dificuldades em sua vida, outras virão! Mas tenha consciência que é tudo temporário, que tudo passa e tudo se modifica.
✅ Aproveite esse momento! Veja o período de isolamento como um tempo de auto conhecimento, para descansar e refletir .
✅ Não se esqueça das recomendações de cuidado. Higienize as mãos ??, não compartilhe utensílios ??, roupas de cama, toalhas, e NÃO SAIA DE CASA! ?Cuide de si e cuide dos outros.
✅Veja menos noticiários, fique um período sem ver informações? ou veja apenas duas vezes ao dia. Procure notícias confiáveis!
✅ Aproveite sua casa ? e sua família ⭐ quando foi a última vez que você teve essa oportunidade? Se estiver se sentindo bem, organize aquele roupeiro que não tinha tempo, e separe para doação as roupas que não usa mais. Assista filmes, seriados, leia um livro, escreva, estude…
✅ Utilize o celular para manter contato social! Faça chamadas de vídeo, ligações e utilize redes sociais para se aproximar das pessoas que gosta ?.
✅ Cuide-se! Ame-se!? Isso vai passar! ??♀
⭐ Se precisar, estamos aqui!!! ?
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO