ConexãoRevista.
70 Views 3 min 0 Comentário

Entenda os riscos da onda de calor no Brasil

- Agro, Brasil
26 de setembro de 2023
Anúncio

A onda de calor que atingiu o Brasil recentemente tem sido uma observação climática notável, com temperaturas extremamente elevadas afetando diversas regiões do país. Durante esse período, as áreas urbanas e rurais enfrentaram altas temperaturas, muitas vezes superando recordes históricos, o que desencadeou uma série de desafios relacionados à saúde, ao abastecimento de água, energia elétrica e também prejuízos na agriculta.

Além disso, a onda de calor intensificou a preocupação com as mudanças climáticas e a necessidade de adaptação e mitigação por parte das autoridades e da população, destacando a importância de medidas para lidar com eventos climáticos extremos.

De acordo com o meteorologista Gabriel Rodrigues, os registros são preocupantes, conforme os dados registrados na plataforma de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia:

Anúncio

207 estações registraram temperaturas acima de 38°C

149 estações marcaram temperaturas acima de 39°C

76 estações registraram 40°C ou mais.

As três maiores temperaturas registradas foram:

42.4°C em Oeiras – PI

42.9°C em Porto Murtinho – MS

43.0°C em São Romão – MG

O meteorologista ainda destaca que, junto a onda de calor, os índices de umidade têm atingido valores extremamente baixos. Algumas estações registraram niveis abaixo dos 10%, fazendo com que o clima se assemelhe ao de um deserto.

Veja abaixo os riscos das altas temperaturas

Para a vida humana: Exposição prolongada a essa combinação de calor extremo e baixa umidade pode levar à desidratação, insolação e outros problemas de saúde graves. É crucial manter-se hidratado e evitar a exposição prolongada ao sol.

Para os animais: Assim como os seres humanos, os animais também sofrem com a falta de água e calor excessivo. Eles estão em risco de desidratação, insolação e estresse. Muita atenção nas granjas.

Para as lavouras: O estresse térmico pode causar danos irreversíveis às plantações, afetando a produção agrícola e consequentemente a economia e a segurança alimentar.

*Publicado Originalmente no Agrolink

Anúncio

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!

Comentários do Facebook
Deixe uma Resposta
Você deve estar de vançavam com dificuldade em para postar um comentário.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading