Empresários de Nova Aurora recebem orientações para reabertura do comércio


Você está lendo esta notícia no site Conexão Revista. Um portal de notícias independente e feito por jornalistas com informações sobre tudo o que acontece em Corbélia e região.

Empresários e comerciantes de Nova Aurora estão recebendo orientações individuais dentro do Ginásio de Esportes, neste domingo, 05 sobre as ações e medidas que precisam ser tomadas para abertura do comércio nesta segunda-feira, 06.

Sem aglomerações e com muito cuidado,os empresários estão assinando o Termo de Compromisso e levando aos estabelecimentos comerciais uma nota técnica com orientações da vigilância em saúde.

O município está ainda repassando kits de máscaras aos empresários.

O Decreto, que autoriza a abertura do comércio foi publicado no fim da tarde deste sábado (04) e determina alguns critérios quanto a abertura dos estabelecimentos comerciais.

 O Decreto, determina ainda que academias de ginástica, musculação, clubes, associações recreativas e seus similares, jogos e competições esportivas; casas de eventos, piscinas de uso coletivo, playground, salões de festas e áreas comuns; festividades de qualquer natureza, assim entendidas as baladas, casamentos, formaturas, aniversários e todo e qualquer tipo de confraternização ou reunião; feiras livres; casas noturnas, pubs, bares, lounges, tabacarias, boates e similares; atividades realizadas em igrejas, sociedades, centros e similares (missas, cultos, confissões, reuniões e etc), exceto para a transmissão via internet; cursos presenciais e atividades ao ar livre em praças e centros esportivos que impliquem aglomeração de pessoas ainda estão suspensas.

Nota Técnica

Na Nota Técnica, que condiciona a abertura do comércio, traz algumas medidas que serão exigidas dos empresários, como, a disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos e incentivar o seu uso, para uso dos clientes, funcionários e entregadores, em pontos estratégicos (entrada, corredores, balcões de atendimento e “caixas”); o emprego de mecanismos para restrição de acesso ao público adotando, impreterivelmente, medidas para evitar a aglomeração de consumidores, respeitando os limites estabelecidos para o distanciamento; a organização da circulação interna de pessoas bem como todas as filas (de “caixa”, setores de atendimento), mantendo distância mínima de dois metros entre os clientes; a sinalização do piso no direcionamento das filas, utilizando para essa finalidade, fita, giz, cones, entre outros materiais, de modo a manter a distância estabelecida. Ainda segundo as medidas, os funcionários devem ser orientados a intensificar a higienização das mãos e antebraços; as empresas precisam fixar materiais com as orientações, e disponibilizar em locais visíveis aos clientes; devem ser orientados ainda os funcionários a intensificar a limpeza das áreas (pisos, ralos, paredes, teto, etc.) com desinfetantes próprios para a finalidade e álcool 70%, em superfícies e utensílios frequentemente tocados como: maçanetas, mesas, balcões, corrimões, interruptores, elevadores, balanças, entre outros; intensificar a higienização de balcões, bancadas, esteiras, caixas registradoras, calculadoras, máquinas de cartão, telefones fixos/móveis, maçanetas, interruptores, teclado do computador, controle remoto, elevadores e outros; a limpeza e desinfecção dos banheiros também deve ser intensificada. Durante toda a semana as empresas poderão receber a visita dos membros da Vigilância Sanitária do município que estarão averiguando as condições dos estabelecimentos.

Uso de máscaras

De acordo com a Nota Técnica da Vigilância Sanitária, a prática do isolamento social é recomendada à toda população que, deverá na medida do possível, permanecer em suas casas, sendo que, caso seja necessário o deslocamento para qualquer local, em decorrência de eventual urgência ou necessidade, sejam tomadas as precauções, de forma a evitar aglomerações e que seja usado máscaras pela população em geral.

Envie sugestões de pautas, fotos ou videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você (45) 9 9958-3996 ou Receba notícias da Conexão Revista no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: