Em Sessão da Câmara, Secretários de obras e Esportes falam de trabalhos desenvolvidos nas secretarias

O Secretário de Viação, Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Rafael Fuhr, e o Secretário de Esportes e Lazer Maycon Ambrozio participaram nesta segunda-feira, 12, da Sessão Normal Ordinária no Legislativo de Nova Aurora. Ambos usaram a tribuna para explanar os trabalhos que as duas secretarias fizeram nesses 100 dias do atual governo.

Rafael Fuhr entregou e apresentou um relatório com o panorama da secretaria, respondeu aos questionamentos dos vereadores presentes, além de ter reforçado quais são os avanços e desafios enfrentados nesses 3 meses.

A participação do secretário ocorreu em atendimento ao requerimento do próprio Legislativo que estava questionando sobre a obra da estrada que liga o Distrito de Palmitópolis a Cafelândia (PR 575) e da Instalação do novo Raio X e do Ultrassom no Centro de Saúde.

Durante a apresentação, o secretário afirmou que a obra com pedra irregular que teve início na gestão passada não está paralisada como apontaram alguns vereadores na Sessão passada e que está dentro do cronograma.

O que aconteceu é que a segunda e última parcela do recurso do convênio não tinha sido liberada, uma vez que a gestão passada não corrigiu alguns apontamentos feito pelos fiscais da SEAB (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná) e desta forma o município não conseguiu fazer o pagamento para o empreiteiro da obra.

Fuhr, durante sua explanação, explicou aos vereadores que assim que assumiu a pasta, e com aval do chefe do executivo, buscou informações detalhadas sobre o que tinha acontecido e desde então busca as soluções.

“Após verificar a real situação da obra arrumamos algumas irregularidades que foram apontadas e a gestão passada não arrumou e outras irregularidades assinamos um acordo com a SEAB para ir corrigindo até o final da mesma e desta forma o recurso foi liberado. Até ser liberado o recurso e para a obra não paralisar, a administração conversou com o pessoal da empreiteira que diminuiu o ritmo, mas não parou totalmente. Vamos estar entregando dentro dos próximos meses, tudo está dentro da normalidade”, falou Rafael.

Outro questionamento dos vereadores é quanto a instalação do Raio X e do Ultrassom que foram adquiridos na gestão passada e até o presente momento não foram instalados. O Secretário explanou e afirmou que desde o início estão buscando a solução para a instalação, mas acontece que o Posto Central de Nova Aurora passou por reforma em 2018 e não foi feito o Projeto Arquitetônico, ou seja, o Pronto Atendimento não possui projeto aprovado pela Vigilância Sanitária do Estado e para fazer a reforma das salas que irão receber os equipamentos, o órgão competente do estado exige essa regularização.

“Quando assumimos a Pasta percebermos que não existe o Projeto Arquitetônico do Pronto Atendimento e o que chamou também a atenção é que até a liberação do Corpo de Bombeiros o Posto Central não tinha por completo. E desta forma corremos atrás para a regularização, a liberação do Corpo de Bombeiros já conseguimos na semana passada e com essa liberação a sala do Ultrassom foi reformada e dentro dos próximos dias será instalado”, explicou Rafael.

Quanto ao Raio X, segundo o Secretário, vai levar mais tempo para ser instalado, uma vez que o Pronto Atendimento não tem Projeto Arquitetônico e projetos na área da saúde para ser aprovado é mais criterioso. “Para se ter ideia, nem projeto existia na Prefeitura do Pronto Atendimento, eu e minha equipe nos desdobramos e fizermos por completo o projeto, que já foi protocolado na 10º Regional e extra oficial temos informação que nos próximos dias será aprovado. Mas com essa aprovação ainda não podermos fazer a reforma, porque temos que esperar a aprovação pela Secretária de Saúde do Estado, só assim fazer a reforma”, explanou Rafael Fuhr.

Para finalizar, o Secretário respondeu todas as indagações dos nobres Edis para que esses possam repassar para a população o que realmente está acontecendo e que a atual administração está buscando realizar as obras. O Secretário de Esportes, Maycon Ambrozio, também explanou os feitos realizados até o momento no esporte e segundo ele tudo está sendo preparado para a volta das atividades esportivas e o que mais está realizando são as limpezas que não forma feitas nos últimos anos.

Maycon pontou que nos últimos 4 anos o Estádio Municipal ficou sem zelador e acumulou muita sujeira. O Centro Poli Esportivo foi feito somente o corte de grama e havia muita sujeira em todo o seu redor. Outro ponto destacado pelo Secretário, que tinha sido indagado pelos vereadores em outra Sessão, é sobre a instalação das luzes no Campo Sintético do Conjunto Olívio Balico (Coração de Jesus), ele garantiu que desde que assumiu a pasta está tentando fazer a instalação, mas que a empresa ganhadora da licitação para a instalação das luzes não está atendendo ao chamado e que já notificou a mesma e agora aguarda o prazo para a manifestação da mesma e só após o prazo poderá dar sequência. ]

“Temos empresa licitada para realizar a instalação, então não podemos sair contratando quando se tem licitação, infelizmente a empresa não está cumprindo com seu dever e prejudicando a administração e a população. A parte legal já realizamos, no poder público tudo tem prazo e assim que a empresa se manifestar em fazer ou não, vamos fazer a instalação. Sobre a limpeza nos espaços esportivos, reafirmo que assumi a pasta em março e só agora nas últimas semanas que o município conseguiu contratar e já estão sendo feitas as limpezas e tudo está ficando de ‘cara nova’ nos nossos espaços esportivos. Breve teremos muitos eventos na Secretaria de Esportes”, finalizou o Secretário.

Fonte: Assessoria de Imprensa