105 views 3 min 0 Comment

Em Corbélia, Polícia Federal inicia projeto piloto do Programa Elos 2.0

Anúncio

O Programa Elos 2.0 está sendo desenvolvido em Corbélia e atende 290 alunos distribuídos em sete escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa é coordenada pela Delegacia de Polícia Federal em Cascavel, em parceria com a rede municipal, e representa um projeto piloto do programa na região Oeste do Paraná.

Do total de estudantes atendidos, 252 estão nas escolas localizadas na sede do município. Nos distritos, são 24 alunos em Ouro Verde do Piquiri e outros 14 em Nossa Senhora da Penha.

Anúncio

A proposta do programa é fortalecer fatores de proteção entre crianças por meio de estratégias preventivas fundamentadas em evidências científicas. As atividades trabalham aspectos relacionados ao comportamento e à convivência no ambiente escolar, buscando desenvolver habilidades que possam contribuir para a relação dos estudantes com os colegas, professores, família e comunidade.

A metodologia adotada pelo Programa Elos tem como base o Jogo do Bom Comportamento (Good Behavior Game – GBG), estratégia criada em 1969 e amplamente reconhecida pela comunidade científica internacional.

O método organiza os alunos em equipes e utiliza o reforço positivo como uma das estratégias para incentivar comportamentos considerados importantes para a convivência escolar. Entre os aspectos trabalhados estão a cooperação, o respeito às regras, a autorregulação e a melhoria da convivência em sala de aula.

A iniciativa também contempla o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o fortalecimento dos vínculos entre escola e família. A atuação conjunta com a comunidade escolar busca contribuir para a construção de ambientes educacionais mais seguros, acolhedores e favoráveis ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Em âmbito nacional, o Programa Elos é coordenado pelo Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (GPRED), vinculado à Coordenação-Geral de Repressão a Drogas e Facções Criminosas (CGPRE/DICOR/PF).

Em Corbélia, a implementação está sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Federal em Cascavel, que desenvolve o programa em parceria com a rede municipal de ensino. A iniciativa integra as estratégias preventivas do Programa Elos e utiliza uma metodologia desenvolvida especificamente para o trabalho com crianças no ambiente escolar.

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo