Em apenas quatro dias Corbélia registra 25 novos casos de COVID-19


Você está lendo esta notícia no site Conexão Revista. Um portal de notícias independente e feito por jornalistas com informações sobre tudo o que acontece em Corbélia e região.

Corbélia sofre um aumento repentino no número de casos confirmados de COVID-19, da última quinta-feira, 27 até este domingo, 30, já foram contabilizados 25 novos casos, sendo 10 deles registrados somente entre sexta-feira, 28 e sábado, 29.

O crescimento mais evidente no mês de Agosto também aparece nos levantamentos realizados pela própria Secretaria Municipal de Saúde. Foram registrados 96 novos casos entre o dia 01 e 30 de agosto, um aumento de 15% em comparação com o mês de julho, que registrou 83 novos casos. Até agora o mês de agosto foi o que mais registrou novos casos da COVID-19 em Corbélia.

*Dados de agosto estão contabilizados até o dia 30/08

A comparação do número de novos casos confirmados, desde o primeiro registrado no município, mostra uma curva em plena ascendência. Até a tarde deste domingo, 30, o total de casos registrados desde o início da pandemia já somavam 242. O número de morte ocasionadas pela COVID-19 permanece em cinco.

Paralelamente ao número de confirmados, cresce também o número de pessoas em tratamento. De acordo com o último boletim são 33 pessoas em isolamento e que recebem tratamento para a COVID-19.

Já os pacientes em investigação, e suspeitos de estarem com o novo coronavírus disparou. Eram 26 suspeitos na quinta-feira, 27, na tarde deste domingo, 30 esse número chegou a 45 pessoas.

A reunião com os membros do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública COVID-19 deveria acontecer nesta segunda-feira, 31, para analisar os dados levantados no último mês no município, no entanto, ela foi transferida para a próxima sexta-feira, 04.

“Nós precisamos aguardar a reunião deste dia 4 para avaliar junto com os membros do COE, se a gente vai tomar alguma providência diferente ou não” esclarece a Secretária Municipal de Saúde, Cleide Messias.

A expectativa no entanto, é de que não devem ser alteradas ou tomadas novas medidas diferentes das já publicadas no último decreto municipal.

“Não tenho expectativa de que a gente vá mudar em Corbélia ou promover alguma restrição diferente. Porque a gente fica muito à mercê de Cascavel, que é um município maior. E se Cascavel mantém o decreto com quase 100% das coisas liberadas não tenho muita expectativa que a gente vá conseguir aqui em Corbélia restringir neste momento. Também porque o Estado tem divulgado uma redução no número de casos.”

A Secretária atribui o crescimento repentino da doença nos últimos 30 dias ao afrouxamento das restrições de circulação, entre elas a liberação de serviços do comércio. Mas, para frear a contaminação é preciso conscientização da população, que ao apresentar sintomas da doença deve buscar atendimento médico imediatamente no Hospital de Campanha.

“Mas, para a população em geral continua o critério. Tendo sintomas é feito a coleta no laboratório no Hospital de Campanha. É importante destacar que particularmente a gente ainda tem receio de que moradores estão tendo sintomas da doença, mas não estão buscando tratamento médico. É importante esclarecer também que 100% das pessoas que buscarem o atendimento no Hospital de Campanha com algum sintoma da COVID-19, ela passará pela testagem. Por isso que é importante que ela procure o serviço.”

No último sábado, 29, um servidor que trabalha no prédio da Secretaria Municipal de Saúde testou positivo para o vírus. O prédio precisou ser fechado, e o atendimento ao público presencialmente suspenso. Os servidores que não possuem sintomas da doença atuarão de portas fechadas, através de e-mail e telefone.

Como medida de prevenção, todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, tanto os que atuam no prédio, como os que atendem nas unidades básicas passarão por testagem. A tentativa é para que os profissionais não sejam os transmissores da COVID.

“Testagem em massa não deve acontecer. Mas, haverá uma testagem de 100% dos trabalhadores da saúde. Teste rápido em todos eles pra gente avaliar quem já adquiriu imunidade. Na quinta-feira, os trabalhadores internos da Secretaria Municipal de Saúde farão o SWAB e 100% dos trabalhadores da saúde com teste rápido. Queremos conseguir pelo menos restringir que essa população não contamine os demais. Vamos realizar uma barreira a partir dos trabalhadores da saúde.”

Envie sugestões de pautas, fotos ou videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você (45) 9 9958-3996 ou Receba notícias da Conexão Revista no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: