
O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Corbélia foi instalado em Março de 2020, e até janeiro deste ano, 10 meses depois, já realizou 4.385 consultas psiquiátricas, que inclui atendimento direto com médico psiquiatra e médico com formação em Saúde Mental.
O número é significativo para a Psicóloga e Coordenadora do Centro Liziane V. P. Fontana que diariamente recebe pacientes em busca de tratamentos para ansiedade, depressão e vício. A demanda do atendimento ficava reprimida nas Unidades Básicas de Saúde, com a implantação do CAPS o serviço passou a ser exclusivamente no Centro de Atenção Psicossocial.
NÚMERO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS DESDE MARÇO DE 2020 A JANEIRO DE 2021
- 4.385 – CONSULTAS MÉDICAS (Psiquiatra e médico com formação em Saúde Mental)
- 903 -CONSULTAS PSICOLÓGICAS
- 1.044 -ACOMPANHAMENTOS SOCIAIS
- 26 -INTERNAMENTOS VOLUNTÁRIOS E INVOLUNTÁRIOS
“Depois que a gente implantou o CAPS as equipes nas unidades pararam de se preocupar tanto com problemas com receitas e atendimentos psicológicos. A demanda era tanta que os atendentes nas UBSs não sabiam o que fazer, seja com receitas, com pessoas em surto, medicamentos. Agora a equipe no posto de saúde não se preocupa mais com esse atendimento, porque é tudo direcionado para nossa unidade de saúde mental.”
As crises de ansiedade e depressão estão entre as doenças mais diagnosticadas, segundo Lizandra, a ansiedade em especial teve um grande aumento devido a pandemia.
“Assim que iniciamos os atendimentos no dia 23 de março tivemos muita demanda de pessoas com crise de ansiedade devido a pandemia. Os transtornos foram muito grandes, e a ansiedade leva a crise depressiva.”
De acordo com a coordenadora as mulheres de meia idade são maioria dos diagnósticos de ansiedade e depressão. Na sequência estão os adolescentes.
O CAPS realiza o atendimento também de pacientes que sofrem com vícios como alcoolismo e drogas, e além das consultas e alternativas propostas pelo Centro, há a internação que pode ocorrer de forma voluntária ou involuntária. “A gente realiza toda triagem e exames nesse paciente, e colocamos ele em uma fila de espera para o internamento em Clínicas de recuperação. O paciente é clicado e nós realizamos todo o encaminhamento.”
Ainda em 2021 o Centro vai ampliar os atendimento e deve iniciar o desenvolvimento de grupos terapêuticos que envolve oficinas como de artesanato e que fazem parte dos tratamentos.
Conquista
O CAPS Corbélia acaba de conquistar a deliberação do Governo Federal, e o Centro, que foi mantido até o momento por recursos unicamente do município, passará a receber aporte financeiro da União. O momento é de comemoração para toda equipe composta por médicos, psicólogos, assistente social e auxiliares.
“Agradecemos muito a Secretária de Saúde (Cleide Messias) que foi atrás e correu com nosso Prefeito para conseguir o aporte. E era um sonho meu que trabalho há 18 anos no município e é um sonho que eu tinha de ter essa casa de saúde mental, que hoje é realizado.”
E lembre-se:
Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida. Onde podemos procurar ajuda?
Em Corbélia contamos com o serviço do CAPS I – Na Rua Amor Perfeito, em frente a Secretaria de Educação – ou pelo fone 45 984190126
O que é o CAPS I ?
Consiste em Centros de Atenção à Saúde Mental e promoção do bem estar psicossocial da comunidade. Lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com Transtornos Mentais (ansiedade e depressão, entre outros), cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência neste serviço. Incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas). Assim como pessoas em situações de crises emocionais.
PORTA DE ENTRADA
O paciente pode procurar diretamente esse serviço ou ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde, Estratégia Saúde da Família, ou por qualquer serviço de saúde/rede.
EQUIPE DE TRABALHO-
- Cleide Terezinha dos Santos Messias – Secretária Municipal de Saúde
- Liziane V. P. Fontana – Coordenadora do CAPS
- Thiago Ribeiro – Médico Generalista
- Valeria Zambon – Psiquiatra
- Polliany Vergilio Nolli – Psicóloga
- Daiane Graziele Gois – Assistente Social
- Heloisa Jandrey – Auxiliar Administrativo
- Bruna Carrasco Martinelli Tironi- Psicóloga
- Viviane Algayer Gomes – Nutricionista
- Silvia K Cordeiro -Artesã
- Angelita Correa -Zeladora
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
- Acolhimento.
- Atendimento Psicológico
- Atendimento psiquiátrico
- Atendimento social
- Internação voluntária e involuntária
- Visita domiciliar
- Atendimento familiar
- Reunião de equipe
- Oficinas Terapêuticas (a iniciar)
- Manejo em situação de crise
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO