Educação cooperativa do Programa União Faz a Vida que age no ambiente escolar com projetos e iniciativas


Você está lendo esta notícia no site Conexão Revista. Um portal de notícias independente e feito por jornalistas com informações sobre tudo o que acontece em Corbélia e região.

Construir e vivenciar atitudes e valores

Reportagem Original Publicada na 8ª Edição da Conexão Revista lançada em Dezembro/2019

Por Estagiária Gabrielli Oliveira
Sob Supervisão da Jornalista Lindiagane Silveira

Cooperação e cidadania foram os ingredientes principais para que nascesse o programa que oferece uma opção “fora da caixa” para a educação tradicional. Foi assim que o projeto União Faz a Vida chegou a Jesuítas, por meio da Cooperativa de Crédito Sicredi, a pouco mais de 60 quilômetros de Corbélia, há dez anos, e mudou a vida de alunos da rede municipal.

A atual Secretária de Educação do município, Elaine Pasti, ainda era professora quando o programa foi implantado, e viu o plano nascer cumprindo o objetivo inicial.

“Ele é um programa que proporciona o engajamento de todo mundo. A gente vê a diferença nas crianças, na contribuição que da, e quando eu trabalho em sala, a gente vê a união de todo mundo, o comportamento das crianças, desperta a curiosidade, todo mundo quer participar. A união dos alunos e comunidade, todos envolvidos”.

Professora Elaine Pasti.

O programa seguiu colhendo frutos e mostrando resultados na região. A Assessora de desenvolvimento do cooperativismo na Sicredi de Cafelândia, Cassia Salvalaggio, contabilizou que em 10 anos, foram mais de 10 mil alunos que tiveram a oportunidade de participar do projeto na competência da região do Sicredi Nossa Terra, que atende 23 escolas com o União Faz a Vida.

“A gente vê um brilho nos olhos dos professores que desenvolvem o programa, e o orgulho que eles têm quando recebem o aluno com o conhecimento. Queremos que a escola seja um local atraente, que a criança queira ir, e é necessário que a escola mude e então o professor que atende o programa, agarre esse conteúdo. Esse brilho nos olhos pra mim não tem pagamento, não tem remuneração”.

O programa atraiu olhares de professores de outras cidades, como a Marlene Gulhak de Cafelândia. Ela conta que o programa mudou sua forma de atuação em sala de aula e na abordagem de cada tema estudado com os alunos. “Eu sentia que precisava mudar a forma como ensinava em sala de aula. E veio o programa e o meu olhar mudou totalmente. Tenho muito o que agradecer ao União Faz a Vida.”

O brilho nos olhos não é exclusividade dos professores. O projeto fez a diferença nos valores na vida adulta de alunos que puderam participar. Camila Cristina dos Santos de 19 anos, moradora de Jesuítas, fez parte do União Faz a Vida em 2009, quando estava no 4º ano, na Escola Concheta Ricci Braga. Hoje, é acadêmica do primeiro ano de Pedagogia, na Unioeste de Cascavel, e a futura profissão foi inspirada diretamente no programa.

“Inspirei-me nesta profissão porque o programa vai além da sala de aula, se preocupam de verdade com os alunos. Por isso digo que o programa é um momento único e inexplicável, o qual deixa uma lembrança linda e satisfatória na vida de todos os envolvidos e participantes. O União Faz a Vida é uma história de aprendizado, magia, amor e felicidade”.

Camila Santos, foi aluna do Programa em 2009, na Escola Concheta Ricci Braga, da turma do 4º ano.

O projeto ele vai muito além porque ele proporciona a socialização de todos os alunos, a interação, e é muito visível a felicidade que os alunos ficam ao levar a “Abelhinha” para a casa pois a mesma proporciona um momento de união entre as famílias, e com isso ocorre a contação de história ou a produção de um desenho.
Poder falar sobre isso então é muito gratificante pois tive as duas visões sobre esse Programa, por isso parabenizo á todos que participam e colaboram para o desenvolvimento do mesmo, vocês fazem a diferença na vida de cada aluno. Inspirei-me nesta profissão porque vocês vão além da sala de aula, se preocupam de verdade com o alunos,. Por isso digo que o programa é um momento único e inexplicável, o qual deixa uma lembrança linda e satisfatória na vida de todos os envolvidos e participantes. O programa é uma história de aprendizado, magia, amor e felicidade.

Andrei Piekarczik da Trindade, foi aluno do Programa União Faz a Vida há 10 anos, em Jesuítas.

O programa a união faz a vida é mais do que um simples projeto. Incentiva a melhorar a educação, abre portas e da oportunidades para as crianças conhecerem o mundo. Faz com que descubram seus talentos e habilidades, colocando em prática os valores do cooperativismo, o qual transforma pequenas ações, em grandes gestos, que fazem a diferença.
O programa teve grande influência na formação da pessoa que sou hoje, a quase 10 anos atrás, participei dessa incrível iniciativa do Sicredi, mal sabia eu, que depois de tanto tempo, me tornaria colaborador, ajudaria outras crianças a sentirem a mesma alegria e responsabilidade em transformar o mundo. Valores estes, que contribuem para o crescimento pessoal e também social.
O sentimento que fica é gratidão por ter feito parte deste programa e por contribuir mostrando a todos, o quanto foi importante em minha vida!

Envie sugestões de pautas, fotos ou videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você (45) 9 9958-3996 ou Receba notícias da Conexão Revista no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: