Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado neste domingo, 14 de junho, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), faz um chamamento especial à população para manter os estoques de bolsas abastecidos em todo o Paraná. Integrada às ações do Junho Vermelho, a mobilização traz um apelo especial para os voluntários dos tipos O positivo (O+) e O negativo (O-), que registraram quedas recentes nos bancos de sangue e necessitam de reposição imediata para o atendimento da rede hospitalar.
A regularidade na doação é o que garante a sustentabilidade desse sistema. O advogado César Yukio Yokoyama, de 57 anos, incluiu o ato em sua rotina há uma década e calcula já ter realizado cerca de 45 doações no Hemepar, com foco na doação de plaquetas, componente que possui validade de apenas cinco dias após a coleta.
“A minha principal motivação é saber que o que corre nas minhas veias pode ser o combustível para a sobrevivência de outra pessoa. Descobri que meu tipo sanguíneo, AB+, atende principalmente a recém-nascidos e pacientes imunosuprimidos pela mínima rejeição que apresenta. Saber que o meu sangue vai para os seres mais frágeis do hospital, como bebês que mal começaram a vida, deu um sentido totalmente novo. Não é só um ato mecânico. É saber exatamente quem eu estou protegendo”, relatou o advogado.
Na outra ponta desse ciclo, o sangue doado representa a própria oportunidade de futuro. A administradora de empresas Leisse Vieira, de 43 anos, é portadora de Talassemia Major, uma doença genética rara em que a medula produz glóbulos vermelhos com defeito, gerando a necessidade de transfusões de sangue periódicas a cada três ou quatro semanas.
“O doador me sustenta, me dá a oportunidade de viver mais e melhor, transforma uma vida que poderia ser curta e triste em uma história de vida. No meu caso, o sangue precisa ser fenotipado, ou seja, de um doador específico, mas qualquer doação é bem-vinda para salvar vidas. Tem pessoas incríveis por aí que têm a intenção no coração de ajudar a melhorar o mundo de alguma forma. Doe sangue. Não vai te fazer falta e é uma atitude que gera felicidade para quem doa e para quem recebe”, testemunhou Leisse.
Leisse frequenta o Hemepar há 39 anos e destaca também o impacto da instituição em sua vida. “Eu estou no Hemepar há 39 anos, sempre me senti acolhida. Todos são especiais e têm seu papel valioso no processo”, destacou.
O engajamento da população tem se refletido no crescimento constante das doações ano após ano no Paraná. Em 2023, o Estado registrou 187.128 bolsas coletadas, número que saltou para 203.925 em 2024 e atingiu 214.377 em 2025, representando um aumento próximo de 15% no período.
Em 2026, o ritmo solidário continua em alta: até o momento, já foram contabilizadas mais de 86 mil bolsas de sangue, volume 3% superior ao registrado no mesmo intervalo do ano passado. No entanto, mesmo com o avanço histórico nos índices, o apelo pelos tipos O+ e O – permanece devido à característica de alta demanda dessas tipagens na rede de urgência.
O secretário de Estado da Saúde, César Neves, ressalta que o engajamento da população precisa ser contínuo para dar suporte ao sistema de saúde.
“O crescimento constante nas doações ano após ano demonstra o espírito solidário do povo paranaense, mas a nossa hemorrede é viva e a demanda dos hospitais não para. O Dia Mundial do Doador é o momento de agradecermos a quem já tem esse hábito e, ao mesmo tempo, de fazermos um apelo crítico para os voluntários dos tipos O+ e O-. Manter esses estoques abastecidos é uma responsabilidade coletiva para garantir que nenhuma cirurgia ou atendimento de urgência seja interrompido no Estado”, disse.
AÇÕES NO ESTADO TODO – Para marcar o período e atrair novos voluntários, os hemocentros e Unidades de Coleta e Transfusão (UCT) de todo o Paraná organizaram programações especiais ao longo do mês. As ações nas diferentes regiões do Estado incluem o agendamento intensificado de grupos com transporte gratuito, coletas externas, blitz educativa em semáforos, panfletagem e palestras de conscientização em colégios, universidades e empresas parceiras.
QUEM PODE DOAR – Para contribuir com a rede, estão aptas para doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos completos. No caso de menores de idade, é necessária autorização e acompanhamento do responsável legal. Os homens podem fazer até quatro doações anuais, com intervalo mínimo de dois meses. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano, respeitando o intervalo de três meses entre as coletas.
O voluntário deve pesar mais de 50 quilos, estar alimentado, hidratado e descansado no momento da doação, além de evitar alimentos gordurosos nas horas anteriores. Também é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto.
AGENDAMENTO – Para evitar filas e garantir o equilíbrio constante no estoque dos diferentes grupos sanguíneos, o Hemepar orienta que os voluntários façam o agendamento prévio de seu horário AQUI.












COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO