fbpx

CORES

A primeira impressão é a que fica!

Escrita por
Bruno Carvalho
Arquiteto e Urbanista
F5 Arquitetura, Interiores e Consultoria

A primeira impressão é a que fica! Esse ditado vale para pessoas, empresas, e por que não, para casas?
O Hall de entrada é protagonista do primeiro contato do visitante com a sua residência, de forma que quanto melhor ele se sentir já neste primeiro momento, mais à vontade ele ficará durante todo o período de sua estadia.

Independentemente do formato ou dimensões, o hall tem como prioridade ser o “cartão de visitas” da casa. É ele, quem primeiro faz a apresentação do estilo da família; suas particularidades, gostos, referências e preferências.
Ele deve ser um ambiente convidativo, que transmita ao visitante uma sensação de acolhimento e conforto. Logo de cara deve promover ao visitante a percepção d’ele ser bem vindo ao local.

Um hall de entrada para chamar de seu

A partir de um bom projeto de decoração, é possível transformar esse ambiente em um espaço ao mesmo tempo funcional e despojado. Então é possível o aproveitamento dessa área para ousar e brincar com padrões e texturas. Como é um local em onde se passa pouco tempo, não há risco de “se cansar” do visual, assim uma cor mais “cheguei” ou mesmo tecido na parede pode ser uma ótima pedida.

Pra começar, é necessário definir qual será a atribuição principal do Hall. Ele vai ter um uso mais artístico, somente com o uso de peças decorativas, como vasos com plantas, obras de arte, quadros etc, ou terá uma pegada mais funcional, com móveis de apoio, porta-chaves, porta guarda-chuva, usando a decoração apenas como complemento?

A partir daí se inicia o projeto propriamente dito, levando em consideração as preferências pessoais de cada um.
Sendo o seu hall minúsculo ou gigante, temos ótimas dicas que vão te ajudar a dar a sua cara a esse espaço e transformar a entrada da sua casa em um convite à visitação.

Vamos listar alguns tópicos que são comuns a todos os halls de entrada, porém, cabe a você, dar o seu toque pessoal a cada um deles, e deixar esse ambiente totalmente personalizado.

Paredes

Normalmente o indicado para um hall com menores dimensões é o uso de cores mais claras, pois elas dão uma sensação de amplitude e tranquilidade, como se o espaço se tornasse maior do que realmente é. Ao contrário, para ambientes maiores, o indicado é o uso de cores mais fortes, que deem mais contraste à decoração e aos móveis utilizados, ao mesmo tempo em que realmente chame a atenção, dando a impressão de um ambiente alegre e animado, podendo inclusive ter a função de moldura para quadros ou espelhos, ou até formando figuras geométricas.
Você pode usar também um revestimento 3D ou um adesivo, que combinado com a iluminação dá um efeito imponente e sofisticado.

Espelhos

Como eles já foram citados na conversa, passamos para os espelhos. O espelho tem uma dupla finalidade, sendo parte tanto da decoração em si, como sendo uma peça que ajuda a ampliar o recinto. De acordo com o seu formato e tamanho, ele desempenha ainda a missão de catalisar e ser o principal ponto focal do estilo do ambiente.

Se for disposto em linhas retas, com molduras lisas, remete a um estilo mais moderno e jovial. Se os frisos forem mais trabalhados, com curvas e reentrâncias, o local se inclina mais ao padrão clássico ou neoclássico, perfeito para famílias mais experientes e viajadas.

Aparador

Por ultimo vamos falar do queridinho dos decoradores e arquitetos quando o assunto é o Hall de Entrada – O Aparador.

O aparador é uma peça que se adapta facilmente a qualquer espaço. Ele traz inúmeros benefícios e tem várias possibilidades de uso, dependendo de onde e como é instalado, podendo ser usado como apoio, minibar, embutido ou apoiado na parede.

Suas formas, estilos e acabamentos, são as mais variadas, sendo uma excelente opção tanto para os mais moderninhos, quanto pra quem gosta de um estilo mais clássico, passando pelo rústico e por uma infinidade de outras opções.

É um móvel que deixa o hall de entrada funcional. Pra complementar a ambientação do Aparador, é possível como citamos, usar vasos de plantas, caixas multiuso decoradas para guardar chaves e documentos e até com fotografias de viagens ou da família.

%d blogueiros gostam disto: