
A vacinação contra a gripe influenza, que teve início no fim do mês de março para os grupos prioritários, passou a ser disponibilizada para toda a população em geral em Corbélia desde ontem, segunda-feira, 12.
No último sábado, 10, a Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia promoveu o Dia D de vacinação contra a gripe influenza. A ação resultou na aplicação de 786 doses do imunizante, totalizando até agora 1.540 pessoas do público-alvo imunizadas, número que ainda está abaixo do esperado, representando apenas 30,87% da meta estabelecida. A ação feito pelo município era voltada exclusivamente para os grupos prioritários.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, desde o Dia D, a vacinação contra a gripe pelo SUS foi ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade, medida que permanece em vigor com o objetivo de utilizar todas as doses disponíveis.
Todas as Unidades Básicas de Saúde Corbélia possuem a vacina contra a gripe, e todas as pessoas, de todas as idades podem procurar a unidade de saúde do bairro a qual pertence para receber a dose única da vacina.
A vacinação tem o objetivo de minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.
Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou nesta segunda-feira (12) o balanço do Dia D de Multivacinação, realizado sábado (10). A mobilização envolveu centenas de municípios em todas as regiões do Estado, com o objetivo de ampliar o acesso da população às vacinas de rotina e reforçar a vacinação contra a gripe.
Ao todo, foram aplicadas 374.887 vacinas, sendo 308.111 doses contra a gripe e o restante de vacinas de rotina, como sarampo, Covid-19, febre amarela, meningite, HPV, entre outras. O número superou a meta da Sesa, que era imunizar cerca de 300 mil pessoas durante a ação. Além disso, este Dia D registrou um aumento de mais de 73% no número de doses aplicadas na mobilização do ano passado, que registrou 214,7 mil vacinas.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO