238 views 5 min 0 Comment

Corbélia teve mais de 2 milhões de reais investidos no tratamento para COVID-19

Anúncio

Dois milhões, setenta e cinco mil e seiscentos e vinte um reais, e oitenta e quatro centavos, foi o valor empenhado pela Prefeitura de Corbélia para tratamento da COVID-19 no município, até esta quinta-feira, 11.

O valor engloba toda a estrutura montada para o Hospital de Campanha Microrregional no Centro de Eventos, recursos humanos para atendimento no local como médicos, enfermeiros e demais atendentes, medicamentos, aparelhos, e ainda insumos como EPIs. Desde total, de acordo com o Portal da Transparência, já foram pagos R$1.905.191,58. Do total empenhado a Prefeitura ainda tem à pagar o valor de R$99.474,34.

http://controle.corbelia.pr.gov.br:10081/portaltransparencia/empenhos-covid/cf

Sem receber nenhum investimento por parte do Governo do Estado, o município conseguiu se manter até o momento com tratamentos para COVID-19 com recursos próprios, recursos federais e de emendas parlamentares.

Anúncio

Os investimentos se mostraram extremamente necessários principalmente quando havia mais de 80% dos leitos ocupados em todo o Paraná. O atendimento clínico, e cuidados específicos, para que ela não evolua para casos mais graves, em moradores de Corbélia, e da microrregião foram todos realizados no Hospital de Campanha como explica a Secretária de Saúde do Município Cleide Messias.

“Essa investimento deu a possibilidade da gente salvar muitas vidas, a gente atendeu até o final de julho mais de 1300 pacientes que passaram pelo Hospital de Campanha, destes mais da metade deles estiveram internados. E este internamento foi de no mínimo dois dias à 10 dias.”

O tratamento foi totalmente custeado pelo município de origem do paciente. “Durante todo esse período de internamento a gente teve todo tratamento preconizado pela nossa equipe técnica de médicos do município de Corbélia, a gente teve toda a condição de tratamento desses pacientes, além do tratamento medicamentoso a gente teve toda a condição de fornecer equipamentos de proteção individual para todos os servidores, alimentação para todos os pacientes e todos os servidores, 24h, e ainda tivemos transporte, segurança.”

Cleide lembrou ainda da dificuldade em conseguir vagas de UTI em pacientes mais graves da doença. A equipe médica disponível, e estrutura montada exclusivamente para o tratamento se mostraram eficazes durante esse tempo de espera.

“Conseguimos manter uma estrutura extremamente adequada para dar uma boa assistência para esse pacientes. Quase 700 pacientes que estiveram internados mais de um dia no Hospital de Campanha. Desse pacientes nós ainda tivemos que encaminhar alguns para a alta complexidade. Com muita dificuldade de conseguir as vagas, não teve nenhum paciente que a gente conseguisse clicar pra regulação de manhã, e sair ainda de manhã. Geralmente a gente teve que esperar horas, ou dias para sair essa vaga de internação. Eu avalio que foi um excelente investimento em relação ao cuidado com a vida das pessoas da nossa microrregional de saúde, são quase 60 mil habitantes que tiveram a segurança da gente ter essa estrutura de apoio.”

A Secretária considera que os investimentos foram muito bem feitos, e principalmente com toda transparência e com apoio de órgãos como o Ministério Público, além da assessoria jurídica.

“Nós não medimos esforços 24h pra atender esse paciente, fazer exames, e dar uma boa assistência dentro do hospital. Foi um investimento muito bem aplicado, a gente não teve nenhum dificuldade em relação à administração pública em tudo que a gente precisou. Para todos os investimentos tivemos parecer da procuradoria jurídica do município, tivemos autorização do administrativo e a autonomia para gerenciar da melhor forma possível a assistência nesse período com esse investimento de recurso, e que continua até o fim da pandemia.”

Anúncio

O Hospital de Campanha Microregional montado no Centro de Eventos do Município de Corbélia, para atender exclusivamente pacientes com suspeitas ou confirmados com COVID-19, está encerrando seus atendimentos aos municípios vizinhos para qual também prestava atendimentos laboratoriais e médicos. O Hospital se manterá ativo, mas somente para moradores de Corbélia.

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.