Corbélia tem primeiros vacinados contra a COVID-19

Junto com mais três colegas a Técnica de Enfermagem do CAPS Salete Belei Gonçalves foi a primeira a receber a imunização da COVID-19 em Corbélia. A aplicação da primeira dose da vacina reuniu profissionais de saúde e imprensa no Pronto Atendimento Municipal.

Simultaneamente todos as 26 cidades pertencentes a 10ª Regional de Saúde realizaram a imunização. Por meio de uma vídeo chamada cada cidade apresentava o nome dos imunizados e quem iria aplicar a dose.

“A Presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde – CRESEMS/10ªRS Cleide Santos Messias em conjunto com o Diretor da 10ª RS João Avnci vem, através deste,informar que no dia de hoje 20 de janeiro de 2021 iniciara a vacinação da COVID 19 o Lançamento da vacinação será simultanea em todos os 24 municipios  da Região da 10ª RS. O evento será coordenado pela Vigilancia Epidemiologica da 10ª Regional de Saúde.”

Corbélia imunizará 170 pessoas, e não 85 como havia sido divulgado. A Secretária de Saúde Cleide Messias confirmou existia a dúvida relativa a quantidade de doses e quantidade de pessoas. “Nós recebemos 170 doses e podemos aplicar todas elas. Inicialmente acreditávamos que era necessário guardar metade dessas doses para fazer a aplicação da 2ª dose, mas não. A segunda dose de todos os profissionais já está garantida e deve chegar dentro de 15 dias.”

A imunização dos profissionais irá acontecer no decorrer da semana, e o plano de imunização municipal irá seguir o Plano Estadual de Vacinação.

A Secretária de Saúde explicou que hoje acontece a imunização dos profissionais de saúde que atuam diretamente nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde de Corbélia. Na sequência é a vez dos profissionais que trabalham na base do SAMU de Corbélia. O terceiro grupo serão os profissionais do Ambulatório de Referência para Atendimento da COVID-19 de Corbélia.