Corbélia tem primeiro caso de dengue confirmado

O município de Corbélia já tem seu primeiro caso de dengue confirmado desde o início do novo calendário epidemiológico em julho deste ano. A nova contabilização e acompanhamento Estadual teve início em julho deste ano. De lá pra cá Corbélia, além de um confirmado com a doença, já possui oito casos suspeitos, e onze já foram descartados.

Na manhã desta segunda-feira, 16, uma equipe de 30 servidores saiu às ruas realizando um trabalho de visitas nas casa dos moradores. O trabalho teve início pelo Jardim Vera Lúcia, e seguirá por toda a região urbana da cidade e dos distritos de Ouro Verde e Penha.

Os profissionais entram nas casas e fazem a vistoria em busca de possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, o principal transmissor do vírus da dengue. De acordo com o Engenheiro Ambiental Augusto Tomazzoni Lubenow as cisternas que armazenam água da chuva está sendo o local em que mais os agentes tem encontrados lavas.

“Pedimos para os moradores prestarem atenção nas cisternas que guardam água da chuva. Nossas equipes tem encontrado com frequência lavas nestes locais.”

A atenção fica ainda maior porque o município vive recentemente uma epidemia da doença. Augusto explica que isso aumenta o risco e procriação de mosquitos já contaminados de ovos que foram colocados no ano passado.

O primeiro caso de dengue confirmado no município está sendo investigado, e há um alto risco de que a contaminação possa ter acontecido por um mosquito que nasceu já contaminado.

As vistorias irão continuar por pelo menos 60 dias, o cronograma de trabalho prevê que os trabalhadores façam pelo menos duas vistorias por residência. Caso o município apresente um aumento no registro de casos confirmados ou suspeitos o trabalho poderá se estender por seis meses.

Todas as residências e lotes passarão pela vistoria, e receberão uma notificação da vigilância para limpeza do lote, ou ainda a emissão de multa.



Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: