Imagem
43 views 3 min 0 Comment

Corbélia tem crescimento de mais de 450% no número de casos de COVID-19 em uma semana

- 10 de janeiro de 2022
Anúncio

Desde o início de dezembro de 2021 Corbélia vinha registrando entre um ou dois novos casos por semana, mas a primeira semana de Janeiro entre os dias 02 e 08 as confirmações saltaram muito rapidamente, e diagnosticou 17 novos casos. Os dados são do Boletim COVID-19 emitido semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde.

A última vez que o município registrou mais de 10 novos casos em uma semana foi na última semana de outubro, quando identificou 16 pacientes.

O salto no crescimento de novos casos de COVID-19 aponta um aumento de 466% entre as últimas duas semanas de 26/12/2021 à 01/01/2022 e 02/01 à 08/01.

Anúncio

No momento, Corbélia está com 29 casos ativos em período de transmissão do vírus. No total são 3040 casos confirmados desde o início da pandemia.

A alta de casos eleva o município de Corbélia para outro patamar nas medidas de distanciamento, saindo da bandeira amarela, de risco baixo de contaminação e com distanciamento social seletivo 2, para a bandeira laranja com risco moderado e distanciamento social ampliado 2.

O índice de contaminação, que mostra quantas pessoas sadias estão sendo infectadas, aponta que a cada uma pessoa infectada com o vírus esta contaminando aproximadamente 6 novas pessoas sadias. O RT determina a velocidade de propagação de um vírus dentro de determinadas condições, expressando a aceleração do contágio. Se ele é superior a 1, em média cada indivíduo infectado transmite a doença para mais de uma pessoa. Se é menor, cada vez menos indivíduos se infectam e o número de novos casos retrocede. 

Esta primeira alta no número de casos está ligada diretamente às festas de Natal em que a população mais se aglomerou, e relaxou nos cuidados como uso de máscara e álcool em gel, e já era esperada pela Secretaria de Saúde do Município.

Na semana passada a Secretaria alertou sobre a explosão de novos casos, e pediu que a população colaborasse com os cuidados. A Secretária de Saúde Cleide dos Santos confirmou que as equipes já se preparam para uma retomada nos atendimentos de pacientes com síndromes gripais no Ambulatório COVID. As consultas vem sendo feitas atualmente nas UBSs, e o ambulatório ficou dedicado a coleta de exames.

Anúncio
Comentários do Facebook
Anúncio
Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading