Imagem
ConexãoRevista.
139 Views 6 min 0 Comentário

Corbélia se destaca e estará entre as primeiras cidades do Paraná ao atingir 100% de iluminação LED

- Corbélia
28 de novembro de 2023
Anúncio

Corbélia está fazendo história ao estar entre as primeiras cidades a atingir a marca de 100% de iluminação de LED em suas ruas e avenidas. O avanço foi possível graças a uma parceria com a COPEL por meio do Programa de Eficiência Energética.

Almir Casanova é eletricista da Prefeitura de Corbélia, ele conta que Corbélia está entre os poucos municípios que conseguiram assinar o convênio. “Em 2019, a gente encaminhou para a COPEL, através de uma chamada pública, o projeto que em 2022 foi contemplado, que devido a pandemia teve um atraso. Mas, em 2022 a gente foi contemplado. Um dos únicos municípios aqui da região oeste, que conseguiu esse feito.”

Segundo o Secretário de Obras e Urbanismo Junior Piovesan, a parceria possibilitou o município realizar a troca de cerca de 90 a 92% das luminárias de LED. A estatal realizou a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio, vapor de mercúrio e mistas por lâmpadas LED, mais modernas e econômicas. Foram fornecidas 2.581 lâmpadas, por meio do convênio, ficando cargo do município a despesa com a aquisição de braços de apoio, para tornar os postes uniformes em tamanho e capacidade.

No entanto, Corbélia não parou por aí. Depois do firmamento do convênio em 2019 novas áreas surgiram no município de Corbélia, e com elas, a necessidade da ampliação da iluminação de LED.

Mas para esta segunda fase quem vai fazer todo o investimento é a Prefeitura de Corbélia. Investindo mais de R$1 milhão serão adquiridas as lâmpadas de LED, braços extensores e também para instalação. A previsão é que a conclusão dos trabalhos aconteça em março de 2024.

“Após esse projeto, que partiu de 2.581 pontos que inicialmente estavam prevista pra no final de 2022, 2910 pontos. Que é a quantidade total que nós vamos trocar até o final dessa parceria. E daí sim atingir o 100% da iluminação de LED. E esse é um feito que até hoje, no oeste do Paraná, nós somos uma das primeiras cidades que estamos conseguindo atingir essa marca de 100% da iluminação de LED” detalha Junior.

Anúncio

Esses novos locais contabilizam um total de 329 novos postes de iluminação LED, que estão sendo instalados e posicionados nas marginais da BR-369, no Loteamento Lunardelli, e em ampliações de rede nas ruas Aldino Formigueri, no prolongamento da Avenida Paraná, que agora se estende até o rio Rancho Mundo, e na Rua Linha São Roque até a entrada do CTG (Centro de Tradições Gaúchas).

As vantagens na substituição das lâmpadas não ficam só no quesito financeiro. Todas elas possuem uma garantia de fábrica de 5 anos, com uma vida útil podendo chegar até 15 anos. A troca em toda iluminação pública de Corbélia garante uma iluminação de qualidade e durabilidade.

De acordo com Junior o município já registra economia como era previsto desde o início.

“Hoje a economia pro município ela tá girando em torno de R$80 mil mês, somente da troca de iluminação do modelo comum, para o modelo de LED. Todo esse recurso que retorna para os cofres do município eles estão sendo reinvestidos pra aquisição de novas luminárias, pra atingir esses pontos que faltaram e também para fazer essas ampliações de rede. Todo o recurso que retorna nesse investimento  da iluminação pública ele deve permanecer na iluminação pública. Tudo o que for economizado ele vai voltar pro munícipe como benefício na iluminação pública.”

Com essa iniciativa, Corbélia se destaca como um modelo a ser seguido por outras cidades, mostrando que é possível investir em tecnologia sustentável, economizar recursos e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. A iluminação de LED é apenas o começo de modernização e eficiência para Corbélia.

Com a conclusão dos trabalhos Corbélia terá 2910 postes de iluminação de LED cobrindo cada canto do município.

“Se pegar uma imagem de 2019, 2020 ou 2021, e pegar a mesma imagem agora, em 2023, você nota nitidamente como ela está melhor. Além das cores estarem mais vivas, que te ajuda a identificar melhor, ela está muito mais iluminada. Se você notar, principalmente, nas avenidas, nas áreas centrais da cidade você não consegue encontrar pontos de sombra. Não se tem mais pontos escuros dentro da via. Nos bairros também a gente já trocou, todos eles já estão com essa nova iluminação, mas a gente consegue notar principalmente nas avenidas onde tem menos incidência de árvores, você consegue notar muito menos pontos escuros na via.” finaliza o Secretário de Obras e Urbanismo Junior Piovesan.

Anúncio
Comentários do Facebook
Anúncio
Os comentários estão fechados.