Corbélia: Dia D de vacinação contra sarampo e gripe é neste sábado, 30

A Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia realiza neste sábado, 30, o Dia D de vacinação contra a gripe e contra o Sarampo. Todas as Unidades Básicas de Saúde do Município estarão abertas exclusivamente para a aplicação das vacinas das 8h até as 17h.

A vacina contra a gripe é destinada a idosos, profissionais de saúde e crianças de 06 meses a 4 anos. A vacina contra o sarampo é exclusiva para crianças de 06 meses a 04 anos e trabalhadores da saúde.

A Secretária de Saúde Cleide Teresinha dos Santos Messias afirma que o Dia D é importante pois possibilita o acesso à vacina de pessoas que não conseguem comparecer às unidades de saúde durante a semana. Segundo ela é preciso garantir que o maior número de pessoas dos grupos recebam as doses das vacinas, principalmente porque ambos vírus são de fácil transmissão.

Estratégia de intensificação das ações de rotina, o dia de mobilização é importante para ampliar a proteção da população preconizada com a vacina da gripe e para ampliar a proteção das crianças contra o sarampo. Nesse dia, as crianças, na faixa etária preconizada, podem receber a vacina da Influenza e do sarampo simultaneamente.

Em Corbélia são 2935 idosos que devem ser vacinados contra a gripe, apesar do início da campanha em 04 de abril apenas 35% do total procuraram os postos de saúde para receber a dose da vacina.

Entre os profissionais de saúde a vacinação também é baixa, somente 27% do público recebeu ambas vacinas que devem ser aplicadas.

A vacinação das crianças de 06 meses a 04 anos será liberada a partir deste sábado, e Corbélia tem quase mil crianças na faixa etária, a meta é vacinar 95% do público.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tiveram início no dia 04 de abril e ocorrem de forma simultânea, pela primeira vez. O Paraná já recebeu 660 mil doses da vacina contra o sarampo e mais de 2 milhões de imunizantes para a gripe.

Conteúdo Protegido