A cidade de Corbélia inicia no próximo mês as instalação do novo modelo de Atenção Básica de Saúde chamado de Saúde na Hora, que é desenvolvido pelo Governo Federal.
O formato do programa e sua implantação foram apresentados na tarde de ontem em reunião para os membros do Conselho de Saúde do Município.
O Programa Saúde na Hora, foi lançado em maio do ano passado pelo Ministério da Saúde, e começa a ser implantado em Corbélia este ano.
O programa amplia os recursos mensais aos municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde para o período da noite, além de permanecerem de portas abertas durante o horário de almoço e, opcionalmente, aos fins de semana.
Em Corbélia duas Unidades de Saúde foram credenciadas ao programa, a primeira é a USF Pe. Bernardo Lube, que atende a região central de Corbélia. Já a outra será a USF do Distrito de Ouro Verde, a José Osvaldo Lino.
A unidade de Ouro Verde vai atender também os moradores do distrito da Penha. O atendimento será de 11 horas ininterruptas, sendo de segunda à sexta feira das 8h às 19h, e ainda aos sábados das 8h às 13h.
Já em Corbélia a USF Pe. Bernardo Lube serão 12 horas ininterruptas de atendimento de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 19h30min.
Leia também: KNN Idiomas tem promoção especial de inauguração
A iniciativa visa ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal.
Ações e Serviços essenciais a serem ofertadas pelas USF:
- Acolhimento com classificação de risco;
- Consultas de enfermagem;
- Consultas Médicas;
- Consultas Odontológicas;
- Imunização (calendário vacinal completo)
- Grupos Terapêuticos e de educação em saúde
- Dispensação de medicamentos, incluindo antibióticos e RENAME*
- Cadastro da população
- Visita e atendimento domiciliar
- Exames, procedimentos e pequenas cirurgias;
*Obrigatório USF 75h com saúde bucal, opcional USF 60h com ou sem saúde bucal
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO