Uma equipe de mais de 20 trabalhadores foi contratada pela Prefeitura Municipal ainda em outubro do ano passado para realizar uma maior fiscalização nos imóveis de Corbélia no combate a proliferação do mosquito da dengue.
Junto com os agentes de endemias eles visitam as residências e verificam os possíveis focos de criadouro como pneus, latas, e principalmente em cisternas que armazenam água da chuva.
A Prefeitura anunciou nesta semana, por meio das redes sociais, que o município vive um surto de dengue. De agosto de 2020 até 17 deste mês foram 85 notificações, sendo que 5 testaram positivo e 69 já estão descartados. Há ainda 11 pacientes que aguardam resultados do exame.
De acordo com o Plano de Contingenciamento é considerado surto quando surgem três ou mais casos em um curto espaço de tempo em uma mesma região (raio de 300 metros). Nesta quarta-feira(17/02), após acompanhamento de um possível surto de dengue foi iniciado o uso de bombas costais com veneno específico para Dengue no Bairro Jardim Nova Nazaré.
O Engenheiro Ambiental Augusto Tomazzoni Lubenow esclarece que as equipes entram em ação quando há um registro de caso suspeito. Em um raio de 300 metros é feito o trabalho de vistoria e também de aplicação de veneno com bomba costal nos casos mais graves.
“Na verdade Surto é só um termo técnico para que possamos fazer o bloqueio com bomba costal, que já são em casos extremos. Casos isolados que a gente já tem detectado, a gente tem feito só o raio que é o primeiro trabalho de eliminação de focos. E a equipe só realiza o bloqueio com o veneno após ter feito esse raio de limpeza. Não existe entrada de veneno em uma região que as equipes não visitaram e realizaram a eliminação dos focos.”
Este ano o município está mais bem preparado para conter possíveis surtos, e não deve enfrentar problemas com falta de veneno por exemplo.
“O veneno é de uso controlado e específico para situações de surto, que é quando surgem três ou mais casos em um curto espaço de tempo em uma mesma região (raio de 300 metros).”
O trabalho de combate a dengue está mais rigoroso também através das leis municipais. No fim do ano passado uma nova Lei aprovada na câmara permite multar o morador que for notificação duas vezes em 12 meses.
Na reincidência e ou em vigência de estado de epidemia, as multas serão
cobradas em dobro. O controle e a prevenção das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti no âmbito do Município de Corbélia obedecerão às normas e às competências estabelecidas nesta Lei.
“Agora a gente tem uma lei que é mais justa para as pessoas, e que criou alguns critérios para nós e para os moradores. Antes nem estava sendo multado porque havia uma brecha na lei” finaliza.
A Vigilância ainda reforça para que os moradores redobrem os cuidados com a limpeza dos lotes e os possíveis depósitos de água parada, principalmente as cisternas e calhas.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO