Copel financia melhorias na iluminação pública de Corbélia

O município de Corbélia terá toda sua iluminação pública renovada, as atuais lâmpadas de mercúrio serão substituídas por LED, muito mais econômicas e duráveis. A substituição acontece graças ao Programa de Eficiência Energética da Copel em que Corbélia foi inscrita. Serão 2581 lâmpadas novas que proporcionarão mais iluminação e economia energética.

Em 2019 a Prefeitura realizou a inscrição e realizou todos os procedimentos exigidos pela Copel, e conseguiu ser contemplada com o convênio. Todo o custo de materiais (lâmpadas) e o serviço de mão de obra serão custeados pela Estatal, que deve girar em torno de R$2,5 milhões. O município fica responsável somente pela substituição dos “braços” de postes em que há necessidade, o levantamento aponta 1500 braços que deverão ser adquiridos.

O descarte das atuais lâmpadas de mercúrio também ficará a cargo da Copel que dará o destino correto aos materiais.

Para o município, além do benefício de ter uma iluminação nova, haverá também a economicidade gerada pelas novas lâmpadas, já que elas também possuem 6 vezes mais vida útil que as atuais lâmpadas comuns.

O Secretário de Viação e Obras de Corbélia Junior Piovesan conta que a economia no município vai girar em torno de 50 a 70% dos valores atuais que são pagos em iluminação pública. A manutenção também será facilitada com a padronização das peças utilizadas.

Serão apenas cinco potências utilizadas, e não vai ocorrer diminuição no número de lâmpadas/postes, a quantidade está mantida. Toda a substituição seguirá de acordo com o projeto de estudo e levantamento feito pelo município e aprovado pela COPEL.

“A diminuição de lâmpadas não vai ocorrer, ela vai continuar o mesmo número de lâmpadas o que ela vai diminuir é potência das lâmpadas. Em locais que hoje nós utilizamos lâmpadas de 400w vamos estar substituindo por de 220w, de 120w e 30w, então ela vai diminuir a potência das lâmpadas o número de lâmpadas em si continua o mesmo. Só que como foi feito esse estudo da visibilidade das vias, então ela vai diminuir os pontos de sombra que chama que é os pontos de escuridão entre um poste e outro.”

Júnior explica que cada região da cidade ganha uma iluminação específica com mais ou menos potência. Essa padronização facilitará na manutenção e compra de novas Lâmpadas quando necessária.

“Foi feito todo um levantamento de ruas, calçadas, altura de poste, eficiência energética, quanto de iluminação cada ponto precisa, principalmente pela trafegabilidade de veículos, pessoas. Em avenidas teremos uma iluminação um pouco mais forte, em ruas será um pouco menor essa iluminação, nos bairros ela também vai ficar um pouco mais reduzida. A eficiência do led é muito superior e vai dar uma visão melhor como se você estivesse implantando um lente de contato no teu olho, vai melhorar a coloração do ambiente a visibilidade, a tonalidade da cor vai melhorar de todo o município.”

Com orientação e apoio da Copel a empresa será contratada por meio de licitação realizada pela Prefeitura de Corbélia. O edital já está em desenvolvimento e dentro das próximas semanas deverá ser publicado.

Conteúdo Protegido