
A Copacol fará uma doação de recursos no valor de até R$30 mil em pedras irregulares, por quilômetro de pedra executada, para estradas de Corbélia.
O projeto de lei que foi apresentado pelo poder Executivo ainda em setembro, e no dia 7 de outubro foi aprovado em segunda estância na Câmara de Vereadores de Corbélia.
O objetivo da cooperativa é a doação das pedras para obras em estradas vicinais, que ainda não foram especificadas pelo município, mas que contribuirão com o trânsito de insumos da Copacol.
De acordo com o prefeito de Corbélia, Dr. Giovani Hnatuw, os repasses do recurso acontecem como uma forma de incentivo da cooperativa.
“Isso é uma prática que a Copacol faz para incentivar o município a fazer calçamento poliédrico para incentivar de certa forma os municípios a fazer o calçamento, que da segurança do transporte dos insumos para os produtores”.
A Copacol já realiza o repasse para diversos municípios da região. E um dos critérios é que a cidade beneficiada já tem parceria com a Itaipu, para que o trabalho integrado, principalmente no requisito de vistoria.
O repasse é feito somente após a execução e conclusão da obra, o município portanto deve realizar a obra com investimento próprio. Se a obra atender todos as diretrizes exigidas pela cooperativa e pela Itaipu, o recurso pode ser solicitado à diretoria da cooperativa.
Leia também: Canal 156 de Corbélia deixa de funcionar em novembro
“Uma condição do convenio é estar na lei, regendo essa doação, caso contrário não sairia. Fizemos o projeto, mandamos, os vereadores atenderam a situação. Assim que iniciar o projeto vamos enviar para a Copacol para análise”, explicou o prefeito.
No caso de Corbélia, já foi feito um quilômetro de calçamento, que equivale ao trecho da Anita Garibaldi e Ouro Verde do Piquiri. Segundo o prefeito Dr.Giovani,o valor do calçamento foi de aproximadamente R$220 mil.
Deste valor, 50% é pago pela Itaipu, 35% do município, e os 15% da Copacol. Com o dinheiro da cooperativa voltando para o caixa do município, os planos para o futuro incluem continuar o projeto e investir em mais trechos.
“Vamos tentar utilizar esses recursos que vem para essa finalidade, queremos manter esse subsidio futuramente” explica o prefeito.
Na justificativa do projeto de lei, a Copacol cita que o intuito da doação é dar melhores condições de acesso e de distribuição de produção, se dispõe a colaborar com o Corbélia por meio da parceria.
Para o prefeito do município, a cooperativa consegue unir o financeiro com o incentivo e parceria de municípios, trazendo benefícios para todos os envolvidos.
“A cooperativa está preocupada com sua saúde econômica, mas faz uma forma de incentivo e desenvolvimento dos municípios. Tem planejamento com a Itaipu de fazer novas metas de convenio, esses novos trechos vamos reivindicar a participação” conclui o prefeito.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO