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Canal 156 de Corbélia deixa de funcionar em novembro

- 31 de outubro de 2019
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Em abril de 2018 Corbélia recebeu um programa que possibilitaria o cidadão ter contato com o município, mas com pouco mais de 1 ano de uso o 156 não estará mais ativo a partir do mês de novembro.

O programa Prefeitura 156 foi instalado em todo o Paraná, garantia ao morador um novo canal de comunicação direto com as prefeituras, para solicitação de serviços e informações.

As solicitações poderiam ser feitas pela internet e também pelo próprio telefone. Mas em Corbélia, o programa vai acabar após decisão da Celepar, pouco mais de um ano de implantação.

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De acordo com gestor de contratos do município, Jeferson Wruck , o corte acontece pela mudança de política, com nova administração para corte de gastos do sistema da Celepar, que decidiu eliminar cidades menores. O programa teve um aumento da demanda em cidades maiores, mas em cidades como Corbélia, a companhia não vê a rentabilidade no projeto de comunicação.

“O programa vai ser descontinuado agora em novembro, para corte de gastos do sistema, estão eliminando cidades menores. Eles ficarão com cidades apenas com mais habitantes no 156”.

Enquanto o programa durou no município, as demandas registraram 20 denúncias por mês, a maioria, no setor de saúde, educação e obras, mas a população de Corbélia também utilizou o canal para dar voz a questões pontuais da região.

“A maioria das entradas no sistema foram no setor de saúde e vigilância sanitária, e a maior parte relacionada a denúncia de maus tratos contra animais e terrenos baldios que não eram limpos pelos proprietários”, explicou Jeferson.

O canal registrou pedidos de trocas de lâmpadas queimadas, manutenção na iluminação pública e buracos em ruas, pautas recorrentes no 156 de diversas cidades.

Mesmo com o fim do programa no formato da Celepar em Corbélia, a gestão já se preparava para não deixar a população na mão. Segundo Jeferson, um novo programa está em desenvolvimento e com menos custos ao município. “Temos uma carta na manga. Já estamos viabilizando um novo sistema de atendimento, melhor e com mais opções, menos custos. É algo bem bacana, utilizando o sistema da ouvidoria geral da união, e com possibilidade de fazer demandas por Whatsapp, e-mail, telefone, presencial e até por carta”.

O novo sistema será disponibilizado pelo número de telefone celular, com Whatsapp, telefone fixo, endereço e também atendimento presencial. Assim como no 156, a população vai receber um protocolo para acompanhamento da demanda, pelo site da Ouvidoria da União. As linhas já funcionam, e o município agora aguarda a indicação de um responsável.

Jeferson define a continuidade do programa essencial, estreitando a relação da população com o município, e facilitando o atendimento das demandas.”No contexto tecnológico atual, a administração deve buscar cada vez mais ferramentas que permitam se conectar com os cidadãos de forma mais rápida e dinâmica”.

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