A chuva nas primeiras horas do dia deu boas-vindas aos visitantes do Copacol Agro 2022: feira que aproxima tecnologia e conhecimento de produtores rurais atuantes em Agricultura, Avicultura, Suinocultura, Piscicultura e Bovinocultura de Leite. Mais de 1,5 mil pessoas estiveram no CP, o Centro de Pesquisa Agrícola, em Cafelândia.

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz 2022, ex-ministro da Agricultura, abriu a edição que marca a volta dos grandes eventos presenciais realizados pela Cooperativa. Conhecido mundialmente por incentivar a evolução da agricultura, Paolinelli destacou a atuação da Copacol na transformação do meio rural. “O Paraná e essa região em especial são cânforas: sempre que havia um desastre, a injeção de ânimo eu vinha buscar aqui. Fosse geada, seca ou qualquer atrapalho nunca encontrei desânimo aqui. O que se perde em um período, recupera em outro. Fico feliz em ver essa região, que responde ao País: é extremamente organizada, onde todos produtores participam e têm oportunidade para ter uma renda adequada”, destaca Paolinelli.

O entusiasta do agronegócio compartilhou a vivência no setor com os cooperados: uma história marcada por desafios e articulações em favor do agro nacional, beneficiando as gerações atuais que levam adiante a essência agro. “Precisamos expandir esse modelo para outras regiões do país, principalmente nordeste e norte, onde ainda não há uma organização. As cooperativas têm a possibilidade de fazer essa mudança”, afirma Paiolinelli.

Logo no primeiro dia, o público visitou os 80 estandes de empresas parceiras que oferecem tecnologias de ponta para todas as atividades, além de serviços que agregam valor ao campo. “É gratificante ver os cooperados novamente aqui, no nosso Centro de Pesquisa onde todos os estudos são realizados para as nossas atividades. Aqui temos uma grande integração da nossa família cooperada: o conhecimento está disponível para que todos possam transformar cada vez mais a realidade das propriedades. Evoluímos muito e ainda há espaço para crescermos”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.

ATRATIVOS

O Copacol Agro continua até dia 12 no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), em Cafelândia. A edição 2022 evidencia em toda a campanha a diversidade cultural e de gerações que forma a Cooperativa, fortalecendo os empreendimentos rurais e tornando viável a sucessão no campo.

Nesta terça-feira, às 9h, Camila Telles, que figura entre as mulheres mais poderosas do setor, segundo o ranking da Forbes, participa do encontro com os Grupos de Jovens. Respeitado no setor agrícola, outro convidado especial é Alexandre Mendonça de Barros, engenheiro agrônomo e economista que exerceu grande orientação aos produtores rurais durante a pandemia. Barros estará com os cooperados na quinta-feira, às 9h.

WORKSHOPS RURAIS

Hoje e quinta-feira às 13h Vania Rejane Baratto, vai apresentar A importância do paisagismo na vida rural; e às 14h Edson Marangoni traz o que há de mais moderno na Avicultura 4.0: ele atua no setor há 27 anos.

A Agricultura terá como atividade destaque uma palestra quarta-feira, às 14h, sobre a correção de solo para obtenção de altas produtividades no sistema soja/milho segunda safra, com Marcelo Augusto Batista, professor da Universidade Estadual de Maringá, com experiência em química na fertilidade do solo. Haverá ainda exibição dos painéis de híbridos, com experimentos realizados no CPA: as apresentações ocorrem diariamente, em dois horários: às 11h e às 15h.

A Suinocultura será evidenciada na quarta-feira, às 14h, no Encontro Anual de Suinocultores, com a participação de Tom Kramer, gerente comercial da Zipro Animal Nutrition, que vem falar com os produtores sobre A Suinocultura do Futuro: eu estou preparado?

Já a Bovinocultura de Leite terá um importante encontro quinta-feira, às 14h, com Tiago Ferreira, médico veterinário gerente técnico da Alta Brasil: ele traz aos bovinocultores de leite as novidades em tecnologias para a atividade.

A programação completa está em www.copacolagro.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa da Copacol

Conteúdo Protegido