219 views 3 min 0 Comment

Convênio entre Governo do Paraná e Formosa do Oeste garante reforma de três pontes

- 1 de fevereiro de 2024

A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) e o município de Formosa do Oeste, na região Oeste, celebraram um termo de cooperação para realizar o alargamento de três pontes em vias municipais, facilitando o deslocamento de maquinário agrícola e trânsito dos moradores.

Da parte do Estado, serão fornecidas seis vigas pré-moldadas de concreto, 56 lajotas de concreto para compor a laje superior, e 72 guarda-rodas, utilizados nas obras das pontes na Estrada Marabá, Estrada Birigui e Estrada São Jorge, ficando a execução dos serviços por responsabilidade do município. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) é o responsável por entregar as peças e acompanhar a execução do termo.

“Recebemos a importante missão do governador Carlos Massa Ratinho Junior de apoiar os nossos municípios quanto a suas pontes rurais, muitas danificadas pelas chuvas, como foi o caso de Campo Bonito, onde inauguramos este mês a nova ponte sobre o Rio Tourinho, ou somente necessitando de melhorias para fortalecer o setor de agro local, que é o que vamos fazer em Formosa do Oeste”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Anúncio

As obras são semelhantes nos três casos, com as vigas das pontes da Estrada Marabá e da Estrada Birigui tendo 13,50 metros de comprimento, enquanto a ponte da Estrada São Jorge terá vigas de 10,5 metros, proporcionalmente também com menos lajotas e guarda-rodas.

As vigas serão lançadas dos lados das estruturas existentes, após adequação das cabeceiras, seguida pela colocação das lajotas e concretagem para formar nova laje superior. As proteções existentes serão retiradas e substituídas pelos novos guarda-rodas, na parte mais externa das pontes alargadas.

As três pontes passarão de 4 metros de largura cada para 5,25 metros, permitindo a passagem de maquinário agrícola de maior porte, bem como o tráfego de veículos de passeio em mão dupla com mais segurança. O prazo de execução do termo de cooperação é de 180 dias.

A ponte da Estrada Marabá está localizada sobre o Rio dos Padres, enquanto as outras duas ficam sobre o Rio Arara.

Fique por dentro das notícias que são destaques em Corbélia e região. Clique Aqui e siga nosso Canal no Whatsapp.

Anúncio
Anúncio
Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading