Consórcio do Piquiri realiza assembleia em Corbélia e reúne prefeitos da região

Os prefeitos das cidades que pertencem ao Consórcio Intermunicipal do Piquiri se reuniram na tarde desta sexta-feira, 18, para a Assembleia de prestação de contas do ano de 2021. O prefeito de Anahy Carlos Reis, Presidente do Consórcio conduziu a reunião com os demais prefeitos e representantes dos municípios de Braganey, Cafelândia, Corbélia, Formosa do Oeste, Iguatu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora, Tupãssi e Ubiratã.

Os principal assunto discutido pelos prefeitos foi sobre o convênio TST que possuem com a Itaipu Binacional. Ele permite que as prefeituras realizem melhorias em estradas utilizando o asfalto frio (TST), é a Prefeitura Municipal que adquire a emulsão, pedra graduada, pedra n°1, pedrisco e pó de pedra e a Itaipu Binacional cede os equipamentos. 

Os prefeitos haviam pedido um aditamento de prazo para conclusão dos trabalhos, no entanto o pedido não foi atendido pela Itaipu Binacional. O grupo teve um prazo para realização das obras, no entanto, até o momento conseguiram realizar somente 46% do que estava previsto.

O Gerente de Divisão de Apoio Operacional Gilmar De Oliveira explicou aos prefeitos que é inviável o aditamento de prazo, visto que ele já aconteceu anteriormente. O pedido é que concluam 70% dos trabalhos até o final de abril.

Os prefeitos se comprometeram, e justificaram que a demora para a realização das obras é devido ao imbróglio inicial para a contratação de mão de obra, e posteriormente recursos para a compra do material. Com o início da pandemia houve paralização de diversos setores. Alguns prefeitos reclamaram que as licitações feitas acabaram dando desertas, o que atrasou a compra de materiais.

Os próximos municípios que realizarão as melhorias nas estradas são Nova Aurora, e posteriormente Corbélia e Iracema do Oeste. A realização das obras nos três municípios será suficiente para o Consórcio cumpra o compromisso com a Itaipu.

Também esteve na reunião a Gestora de bacia hidrográfica da Itaipu Rosana Aparecida Paitch, que mantém o contato direto com os prefeitos, e acompanhará a continuidade do convênio.

Conteúdo Protegido