Em uma mobilização inédita no município, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Corbélia realizou, durante o mês de setembro, um concurso cultural em alusão ao Setembro Amarelo, e envolveu estudantes do 6º ao terceiro ano das quatro escolas estaduais: o Colégio Cívico Militar Amâncio Moro, o Colégio Estadual Duque de Caxias, o Colégio Estadual São Francisco de Assis e o Colégio Estadual Olavo Bilac. A ação foi estruturada em duas categorias – desenhos e poemas –, e teve como tema central a valorização da vida e o bem-estar emocional dos jovens.
A participação dos alunos foi surpreendente e significativa como conta a Coordenadora do CAPS Lucélia Wendt Schmitt. “Somente o Colégio Cívico Militar Amâncio Moro contou com 690 alunos engajados na produção dos trabalhos, enquanto o Colégio Estadual Duque de Caxias teve a participação de 520 alunos. No Colégio Estadual Olavo Bilac, 349 estudantes participaram da iniciativa, e o Colégio Estadual São Francisco de Assis contou com 450 participantes. Com um total de mais de 2.000 produções, os alunos demonstraram seu talento e expressaram suas reflexões sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a valorização da vida.”
O psicólogo Eduardo Mezzaroba explica que a proposta do concurso foi amplamente acolhida pelas escolas, e os professores desempenharam um papel fundamental na orientação e seleção das produções dos alunos. “Cada instituição realizou uma etapa interna de avaliação para escolher os dez melhores trabalhos em cada categoria – desenhos e poemas –, resultando em um total de 20 trabalhos finalistas de cada escola. Esses trabalhos foram escolhidos com base em critérios como originalidade, conteúdo e a mensagem de conscientização transmitida.”
Com o envolvimento direto dos profissionais do CAPS, a etapa final da seleção aconteceu em uma reunião no próprio Centro de Atenção Psicossocial, onde a equipe teve o desafio de escolher os quatro melhores trabalhos do município em cada categoria. “A nossa escolha foi bem criteriosa. Juntos escolhemos os trabalhos que melhor expressaram os sentimentos de esperança, solidariedade e empatia, além de incentivar a conscientização sobre saúde mental.”
Para celebrar os finalistas e participantes, uma cerimônia de premiação foi realizada em cada escola no mês de outubro. Os quatro melhores trabalhos do município em cada categoria – desenhos e poemas – receberam medalhas em reconhecimento ao talento e à mensagem de conscientização transmitida no trabalho. Além disso, todos os alunos que participaram do concurso receberam uma certificação especial, valorizando o envolvimento de cada estudante na ação de promoção da saúde mental e valorização da vida.
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