Imagem
31 views 5 min 0 Comment

Comitê da Dengue de Corbélia se reúne para ações emergenciais de prevenção

- 31 de janeiro de 2020
Anúncio

No último boletim divulgado, esta semana, pela Secretaria Estadual de Saúde são oito casos confirmados de Dengue, e 25 aguardando resultado laboratorial, no município de Corbélia.

O município não está entre os que decretaram epidemia ou registrando crescente aumento nos casos confirmados. Mesmo com o baixo índice a Secretaria Municipal de Saúde decidiu realizar ações emergenciais de prevenção de proliferação do mosquito, e realizou uma reunião na manhã desta sexta-feira, 31, na Secretaria de Saúde para apresentar o Plano Municipal de Contingência.

O Coordenador da Vigilância Ambiental e Endemias, Augusto Tomazini, apresentou os dados do município e ainda trouxe as ações que estarão ocorrendo nos próximos dias.

Anúncio

Augusto explicou que serão contratados oito novos agentes de endemias por meio de um teste seletivo nos próximos meses para reformar a equipe.

Haverá arrastões com distribuição de folhetos informativos e as equipes vão realizar o mapeamento de caixas d’água, fossas abertas e situações de risco.

Os agentes de endemias ainda contarão com o apoio da Defesa Civil do município para que consigam subir em telhados, e ainda a utilização de drone em fiscalizações.

As notificações em lotes baldios e que podem ter focos do mosquito irão continuar ainda mais presentes.

Paralelamente as ações será realizada a limpeza das ruas com acumulo de material, após passagem do arrastão; (apoio da secretaria de viação e obras).

A ACOMAR irá realizar a contratação de mais 15 novos trabalhadores para reforçar o trabalho da associação por pelo menos 60 dias.

O Prefeito em exercício Dangelles Decki participou de toda a reunião e afirmou que é preciso prevenir uma epidemia por meio de ações conjunta entre órgãos públicos e comunidade.

“Ainda não temos graças a Deus. Já estamos organizando as ações para que o município não entre em epidemia, nós já temos municípios da região que estão em epidemia como Braganey. Estamos buscando ações em conjunto com a sociedade civil e com os órgãos da prefeitura para que nós possamos fazer essa ação de conscientização, e de uma certa maneira um mutirão, um arrastão na cidade para que a gente possa tanto eliminar os focos como passar as informações para as pessoas para que o município não sofra esse mal.”

Corbélia vem trabalhando de maneira diferente dos demais municípios quanto a notificações de casos suspeitos. Ao receberem um paciente com os sintomas da doença, os médicos estão orientados a notificar como suspeito para dengue, dessa forma a equipe de endemias consegue trabalhar com mais agilidade e antecedência em casos podem vir a ser positivos.

“Tomamos essa medida de fazer a notificação em número maior, porque se não for dengue a notificação não tem problema nenhum. Então nós preferimos notificar e ficar atento com cada caso, ter um número de notificação maior que outros municípios, mas isso depois acaba não sendo transformado em números de casos efetivos de dengue. Nós preferimos trabalhar dessa maneira que com certeza tendo uma atenção especial em cima de cada caso notificado a gente consegue reduzir a possibilidade de ter esse foco de dengue se alastrando pelo município.”

Lions Clube

O Presidente do Lions Clube de Corbélia Carlos Krahl também participou da reunião e informou que o participantes do Clube irão realizar na tarde deste sábado, 01, uma ação de limpeza em lotes baldios da cidade.

Os membros irão se reunir em bairros como maior focos para fazer a recolha e limpeza de materiais que possam acumular água. A equipe ainda contará com o auxilio de alguns agentes de endemias.

Anúncio
Comentários do Facebook
Anúncio
Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading