90 views 4 min 0 Comment

Com projetos premiados, Vigilância em Saúde de Corbélia ampliou inspeções e capacitações em 2023

- 22 de janeiro de 2024
Anúncio

No ano de 2023, o Setor de Vigilância em Saúde de Corbélia obteve avanços significativos em atendimentos, prestação de serviços e qualificações. As ações foram impulsionadas também com recursos do Programa PROVIGIA, destinado pelo governo Estadual.

Viviane Algayer Gomes, Diretora da Vigilância em Saúde conta que os resultados positivos para o ano também incluíram investimentos em estruturação do setor. “Tivemos uma grande estruturação do setor em termos de mobiliário, eletrônicos, uniformes, EPIs e a contratação de serviços terceirizados de consultoria técnica do Sebrae, focando na melhoria dos serviços de alimentação no município.”

A Vigilância em Saúde, conseguiu através de um projeto em parceria com o SEBRAE oferecer qualificação às empresas do ramo alimentício do município de Corbélia. O que segundo ela, gera mais qualidade nas refeições, lanches e alimentos fornecidos e comercializados no nosso município. A previsão de conclusão da formação é fevereiro de 2024, mas ela já apresentou resultados importantes.

Anúncio

“Foram realizadas 162 inspeções e reinspeções em estabelecimentos de alto, médio e baixo risco sanitário, incluindo ações noturnas em comércios ambulantes de alimentos. Além disso, mais de 180 rótulos de alimentos locais foram avaliados, adaptando-se às novas regras de rotulagem.”

O setor também atendeu à demanda por aprovação de projetos arquitetônicos, no total foram analisados 13 projetos durante 2023. O Setor também aprovou 53 Planos de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (PGRSS) para estabelecimentos geradores de resíduos de saúde, evitando que estes materiais sejam descartados no meio ambiente de forma irregular. E ainda promoveu capacitações abrangendo saúde do trabalhador, vigilância sanitária, vigilância ambiental e epidemiologia, foram oferecidos treinamentos tanto ao setor público quanto ao setor privado ao longo do ano.

Viviane destaca também que a saúde do trabalhador ganhou uma dedicação especial do setor. “Realizamos diversas capacitações no decorrer de 2023. Foram voltadas para a segurança e manejo de resíduos de saúde, estratificação de risco para funcionários da Secretaria de Saúde, e o projeto ‘Saúde nas Trilhas’, que busca o relaxamento e interação social.” Ela lembrou ainda que ações específicas foram desenvolvidas direcionadas às Unidades de Beneficiamento e Armazenamento de grãos, com ênfase na prevenção de acidentes.

Na área de epidemiologia, Viviane destacou que foram realizados treinamentos, supervisões em salas de vacina, sensibilizações sobre tuberculose, testes rápidos para diversas doenças, campanhas de vacinação e ações em diferentes locais, como casas noturnas e escolas.

Um projeto premiado merece destaque: “Microrregiões em Ação contra a Dengue”, envolvendo 8 municípios e ações educativas em escolas municipais e estaduais. A iniciativa promoveu sensibilizações sobre o controle do vetor, descarte adequado de resíduos e engajamento da comunidade.

“Nosso setor viveu um 2023 com um conjunto robusto de ações da Vigilância em Saúde. Todos trabalharam intensamente com novas ideias, estratégias, conseguimos muitas conquistas que vão refletir no dia-a-dia de todos. Seja no restaurante quando você sai para almoçar, ou na lanchonete a noite. Nosso trabalho é a promoção da saúde e prevenção de doenças no município e toda equipe está de Parabéns” finaliza Viviane.

Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading